Tripulação do Habitat Marciano da NASA Saem do Simulador Após Mais de Um Ano

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.

No dia 02/07, a página Mars Space do portal Space Daily anunciou que a primeira tripulação voluntária a viver por mais de um ano dentro do Habitat Marciano da NASA (CHAPEA) no Johnson Space Center em Houston sairá da missão simulada no sábado.
 
Segundo a nota do portal, os membros da tripulação Kelly Haston, Anca Selariu, Ross Brockwell e Nathan Jones seriam recebidos com uma breve cerimônia de boas-vindas por volta das 17h, horário de Brasília, que poderá ser vista na NASA+, NASA Television, no aplicativo da NASA e no site da agência espacial, quando saírem do habitat impresso em 3D da Crew Health and Performance Exploration Analog (CHAPEA), após 378 dias.
 
O Mars Dune Alpha da CHAPEA é um habitat isolado impresso em 3D com 1.700 pés quadrados que simula um ambiente realista de Marte. O layout do habitat oferece áreas separadas para viver e trabalhar.
 
A tripulação entrou na CHAPEA em 25 de junho de 2023 e realizou operações de missão em Marte, incluindo "caminhadas" em realidade virtual em Marte, enquanto cultivavam e colhiam vegetais para complementar seus alimentos de prateleira. Eles também passaram o tempo mantendo equipamentos enquanto eram testados com estressores, incluindo isolamento e atrasos na comunicação com a Terra.
 
Na semana passada, a NASA celebrou o marco de um ano da tripulação em um post no X.
 
"A tripulação da missão CHAPEA 1 celebrou um ano em um habitat simulado de Marte na NASA Johnson", escreveu a NASA.
 
"A pesquisa realizada durante missões como a CHAPEA nos ajuda a nos preparar para futuras missões Artemis aprendendo como viver e trabalhar com segurança em condições de espaço profundo."
 
Os voluntários começaram o processo de inscrição em setembro de 2021, depois que a NASA Artemis anunciou que estava "procurando participantes para uma simulação de missão de superfície de Marte de um ano. Esta oportunidade única nos ajudará a nos preparar para enviar astronautas ao Planeta Vermelho", disse a NASA.
 
A NASA passou os próximos 18 meses entrevistando e selecionando os candidatos, que receberam um aviso rigoroso.
 
"Os riscos de participação ... podem incluir perda de privacidade ou confidencialidade, desconfortos leves ... e lesões físicas ou uma chance altamente improvável de morte", alertou a NASA durante o processo de inscrição.
 
A NASA planeja usar informações da missão CHAPEA em sua campanha Artemis para retornar astronautas à Lua e enviar missões tripuladas a Marte pela primeira vez.
 
Além da tripulação de um ano, a NASA também está rotacionando voluntários em jornadas simuladas de 45 dias até Marte no Human Exploration Research Analog (HERA). O segundo dos quatro grupos foi anunciado em abril, com o grupo final encerrando sua estadia no HERA antes do final do ano.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários