Novo Estudo Aponta Que o 'Buraco Negro Sagitário A*' Localizado no Centro da Via Láctea, Pulsa a Cada 76 Minutos

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, foi publicado ontem (17/11) no site ‘Canaltech’ a notícia de que um novo estudo aponta que o ‘Buraco Negro Sagitário A*’ localizado no centro da Via Láctea, pulsa a cada 76 minutos. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Sagitário A*: Buraco Negro da Via Láctea Pulsa a Cada 76 Minutos
 
Por Daniele Cavalcante
Editado por Patricia Gnipper
17 de Novembro de 2023 às 09h18
Fonte: arXiv.org; via: ScienceAlert
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Imagem: NASA/JPL-Caltech/Judy Schmidt

O buraco negro supermassivo da Via Láctea, chamado Sagittarius A* (Sgr A*), é considerado adormecido, pois não está consumindo matéria. Apesar disso, os cientistas detectaram vários sinais de atividade por lá, e agora uma nova pesquisa encontrou evidências de um objeto em órbita muito próxima dele e com velocidade relativística.
 
Desde a última década, os cientistas detectam radiação emitida dos arredores de Sagittarius A* (lê-se Sagittarius A estrela) em diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagnético. Em 2017, foram relatadas explosões de raios X em intervalos de 149 minutos, enquanto um estudo de 2022 revelou ondas de rádio em períodos de 70 minutos.
 
Em 2021, uma radiação gama detectada foi associada ao Sgr A*, aumentando ainda mais o mistério. Os pesquisadores Gustavo Magallanes-Guijón e Sergio Mendoza, da Universidade Nacional Autônoma do México, decidiram analisar melhor esse fenômeno.
 
Com dados públicos do Telescópio Espacial de Raios Gama Fermi, coletados entre junho e dezembro de 2022, a dupla procurou por padrões periódicos nesse tipo de radiação e descobriu novas flutuações periódicas. Precisamente, a cada 76,32 minutos, o fluxo de raios gama do buraco negro “pulsa”.
 
A descoberta tem semelhanças com as pulsações de rádio e raios X na mesma região, sugerindo o movimento orbital de algum objeto ao redor do buraco negro. As emissões de rádio tem mais ou menos a mesma periodicidade de 76 minutos, enquanto as de raios X tem o dobro da periodicidade.
 
 
Se o artigo de 2022 estiver correto em sua sugestão de que as emissões de rádio são produzidas pela órbita de uma bolha de gás quente, é provável que o mesmo objeto seja o responsável pelos raios X e gama. A bolha viajaria bem próxima ao buraco negro, a uma distância semelhante àquela entre Mercúrio e o Sol.
 
O período orbital (tempo que levaria para completar uma volta ao redor do centro gravitacional) da bolha seria de apenas 70 a 80 minutos, o que exige 30% da velocidade da luz. Um campo magnético poderoso, além de impedir que o objeto se desintegre, forma uma radiação síncrotron no processo.
 
Para Magallanes-Guijón e Mendoza, seus resultados são consistentes com essa proposta, ainda que haja detalhes para serem ajustados. Portanto, novos estudos em outros comprimentos de onda devem ser realizados para completar o cenário.
 
A pesquisa foi publicada no arXiv.org e ainda não foi revisada por pares.

Comentários