Observatório SOFIA: 'Oxigênio' é Detectado Pela Primeira Vez no Planeta Vênus Por Equipe Liderada Por Professor do Centro Aeroespacial Alemão (DLR)

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Foi postado ontem (07/11) uma notícia no site Olhar Digital, destacando que um estudo liderado pelo Professor Heinz-Wilhelm Hübers, do Centro Aeroespacial Alemão (DLR), utilizando o Observatório Estratosférico de Astronomia no Infravermelho (SOFIA), detectou pela primeira vez oxigênio na alta atmosfera do Planeta Vênus em 17 locais diferentes. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Oxigênio é Detectado em Vênus; Saiba Mais
 
Pela primeira vez, cientistas detectaram oxigênio na atmosfera diurna de Vênus, revelando processo de redistribuição do elemento no planeta
 
Ana Luiza Figueiredo
07/11/2023 - 16h44
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
Imagem: Artsiom P / Shutterstock.com

Pela primeira vez, átomos de oxigênio foram detectados na atmosfera do lado diurno de Vênus, sem fazerem parte de moléculas maiores. Embora o oxigênio já tenha sido observado no lado noturno do planeta, o mesmo estudo revelou que ele está muito mais difundido do que se pensava anteriormente.
 
O Que Você Precisa Saber:
 
* Essas descobertas, publicadas hoje (7) na revista científica Nature, representam um passo significativo em direção a futuras missões espaciais a Vênus, que agora estão cada vez mais presentes na agenda das agências espaciais.
 
* Vênus, em muitos aspectos, é o planeta mais semelhante à Terra, mas a sua atmosfera é muito diferente.
 
* Embora ninguém duvide da presença de oxigênio em sua atmosfera, dado que o oxigênio é o terceiro elemento mais comum no universo, a atmosfera de Vênus é dominada por dióxido de carbono (CO₂) e monóxido de carbono (CO).
 
* No entanto, a presença de oxigênio atômico, sem estar ligado a outros elementos, era incerta.
 
Um estudo liderado pelo Professor Heinz-Wilhelm Hübers, do Centro Aeroespacial Alemão, e sua equipe, utilizou o Observatório Estratosférico de Astronomia no Infravermelho (SOFIA) para buscar oxigênio na alta atmosfera de Vênus em 17 locais diferentes, e o encontraram em todos eles.
 
O oxigênio na atmosfera de Vênus é formado pela luz solar que quebra as moléculas de CO₂ e CO. Posteriormente, os ventos intensos de Vênus transportam esses átomos para o lado noturno, onde eles se combinam para formar oxigênio molecular (O₂), semelhante à nossa atmosfera, antes de reagir com outros elementos.
 
Mesmo com essa redistribuição, a densidade de oxigênio no lado diurno é até cinco vezes maior do que no lado noturno.
 
Importância do Oxigênio Para Vênus
 
Segundo a equipe de pesquisa, o oxigênio atômico tem um papel importante na atmosfera de Vênus. Quando um átomo de oxigênio colide com uma molécula de dióxido de carbono, ele fornece à molécula energia, que é então radiada a 15 micrômetros.
 
Esse processo é o método dominante de resfriamento nas camadas superiores da atmosfera de Vênus e desempenha um papel crucial na regulação da temperatura em um planeta que já é o mais quente do Sistema Solar.
 
Os átomos de oxigênio estão concentrados a uma altitude de cerca de 100 quilômetros, um ponto em que a atmosfera da Terra é tão fina que é considerada a fronteira com o espaço. No entanto, a atmosfera venusiana é muito mais espessa em toda a sua extensão.
 
As concentrações mais altas de oxigênio estão localizadas entre os dois padrões dominantes de circulação atmosférica, um abaixo de 70 quilômetros e o outro acima de 120 quilômetros. Vênus gira tão lentamente, com um dia mais longo que um ano, que seus ventos em altitudes elevadas se movem mais rapidamente do que a própria rotação do planeta.

Comentários