Segundo Teste de Voo da Starship: Megafoguete da SpaceX Explode, Mas Lançamento Ainda Assim Foi Considerado Como Um Sucesso
Olá leitores e leitoras do BS!
Foi postado ontem (18/11) uma notícia
no site Olhar Digital destacando que após sete meses de espera, o Mega-Foguete
Super Heavy tendo abordo o trambolho espacial Starship da SpaceX, foi lançado
com sucesso, apesar de ter explodido e a espaçonave ter perdido o contato com o
centro de controle. Entenda melhor essa história na visão do Olhar
Digital pela matéria a baixo.
Pois então, há controvérsias e muitas com relação ao sucesso alcançado
nesta missão. Tem um antigo ditado que diz: O MAIOR CEGO É AQUELE QUE SE RECUSA
ENXERGAR.
Senhores e senhoras, sete meses de ajustes na infraestrutura de lançamento e
de preparação de todo sistema para testar o básico de qualquer foguete composto por estágios, ou seja, a separação dos mesmos, e sequer passar perto de cumprir
o resto do que estava planejado? É isso que é sucesso? Ora faça-me uma garapa.
Nessa velocidade esse troço vai ficar pronto, e se ficar, em 2040.
Tomem como exemplo o primeiro voo do SLS (apesar dos atrasos no lançamento), onde
em sua primeira missão testou infraestrutura de lançamento, motores do foguete,
separação de estágios, colocou a Espaçonave Orion em Rota Translunar, e para completar,
a missão foi bem sucedida com a Espaçonave Orion retornado em segurança,
mostrando a NASA que todo sistema é funcional, inclusive a logística, e está pronto para colocar vidas
humanas em risco, e isto tudo entusiastas do BS em seu primeiro voo. Bom, eu tenho um conceito de
sucesso bem diferente dos defensores desse trambolho espacial. Mas enfim... segue a matéria.
Brazilian Space
CIÊNCIA E
ESPAÇO
Starship: Megafoguete da SpaceX Explode, Mas
Lançamento Ainda é Sucesso
Com 120 metros de
altura, o Starship, da SpaceX, é o maior e mais poderoso veículo espacial já
construído na história da humanidade
Por Flavia
Correia
Editado por Tamires
Ferreira
18/11/2023 - 10h19
Atualizada em
18/11/2023 - 11h55
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
Crédito: SpaceX
Após sete meses
de expectativa, depois de um primeiro lançamento frustrado em abril, a SpaceX lançou com sucesso
seu megafoguete totalmente reutilizável chamado Starship. A nave, que
perdeu sinal após 8 minutos e 30 segundos, explodiu ao entrar em órbita, mas
ainda assim lançamento entrou para a história da exploração espacial!
Com 120 metros de
altura, o maior veículo espacial já construído na história da humanidade — e o
mais poderoso de todos os tempos — decolou neste sábado (18), às 10h05 da manhã
(pelo horário de Brasília), a partir da Starbase, a base de lançamento da
empresa em Boca Chica, no Texas.
O gigantesco
complexo veicular é composto de dois estágios: o propulsor Super Heavy, dotado
de 33 motores raptor, e a espaçonave Starship, que dá nome ao foguete, com seis
motores.
Durante este
chamado segundo teste de voo integrado, foram utilizados os protótipos Booster
9 e Ship 25 (que, particularmente neste caso, não serão reaproveitados em
outros voos).
Cerca de 2min50s
após a decolagem do foguete, houve a separação dos dois estágios. Esperava-se
que o B9 caísse em um lugar pré-determinado no Golfo do México, enquanto os
motores da Ship 25 fossem acionados para impulsionar a espaçonave em sua
trajetória “quase orbital” sobre o planeta, a aproximadamente 235 km de
altitude.
No entanto, algo
inesperado aconteceu com o Super Heavy, mas nada que tenha atrapalhado o
processo como um todo. Segundo a SpaceX em atualização pelo X, pouco depois da
separação do estágio, o enorme propulsor Super Heavy do foguete explodiu, com
o próprio veículo do estágio superior da Starship detonando antes de
atingir a altitude alvo.
Apesar do
ocorrido, no entanto, o sistema Starship voou muito mais longe do que a
primeira tentativa em abril, reforçando o sucesso do segundo lançamento de voo
teste. Além disso, o estágio de separação foi superado, conforme o previsto.
“O propulsor
sofreu uma rápida desmontagem não programada logo após a separação do estágio,
enquanto os motores da nave estelar funcionavam por vários minutos em seu
caminho para o espaço. Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos,
e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship enquanto
a SpaceX visa tornar a vida multiplanetária.”
SpaceX no X.
Crédito: SpaceX
“O que
acreditamos agora é que o sistema automatizado de terminação de voo no segundo
estágio parece ter sido acionado muito tarde na queima, quando estávamos nos
dirigindo para o Golfo do México.”
Acrescentou
John Insprucker, principal engenheiro de integração da SpaceX, durante um
webcast ao vivo hoje.
Projetado
especialmente para levar pessoas e cargas à Lua e a Marte, o Starship também deve ser usado em uma série de
outras tarefas, como lançar a maioria dos satélites de internet Starlink 2.0 de
próxima geração da SpaceX à órbita da Terra.
Olhar Digital Transmitiu ao Vivo o Lançamento do Foguete
Starship
Esse momento
histórico foi transmitido em tempo real em todas as plataformas do Olhar
Digital – com apresentação de Bruno Capozzi, nosso editor-executivo, e de
Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro
da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e diretor técnico da Rede Brasileira
de Observação de Meteoros (BRAMON), além da participação especial do astrônomo
amador Luzardo Júnior, professor universitário, piloto de aeronaves,
pós-graduado em astrobiologia e coordenador de astronáutica do Grupo de Estudos
e Divulgação de Astronomia de Londrina/PR (GEDAL).
O lançamento
estava programado para quinta-feira (17), mas foi reagendado por motivos
técnicos. “Precisamos substituir um atuador de aleta de grade, então o
lançamento foi adiado para sábado”, escreveu Elon Musk, fundador e CEO da
empresa, no X (antigo Twitter, sem fornecer mais detalhes sobre o problema.
Atualizações Feitas Pela SpaceX após 1° Lançamento Explosivo
No fim de outubro, a Administração Federal de Aviação dos
EUA (FAA) anunciou que concluiu a revisão de segurança do Starship, que avalia
os riscos que um lançamento pode representar para a saúde pública e a
propriedade. No entanto, a SpaceX ainda precisava aguardar a licença para nova
decolagem – o que se concretizou na quarta-feira (15).
Atualizações
foram feitas pela SpaceX após o incidente de abril, tanto no veículo quanto na
plataforma de lançamento. Algumas dessas adaptações foram resultado dos dados
do voo um, enquanto outras foram realizadas de acordo com as 63 ações
corretivas determinadas pela FAA.
Entre as medidas
está a implementação de um método de separação de estágios a quente, algo já
usado por outros foguetes. Com isso, à medida que o veículo se aproximou de seu
ponto de separação, todos os seis motores no estágio superior acenderam
enquanto ainda estavam no propulsor. O anel em que o estágio superior é
colocado permite que os gases se expandam para fora.
A implementação
do Controle Eletrônico de Vetores de Empuxo ocorre depois que a explosão tornou
uma unidade de potência hidráulica inoperante, desabilitando a capacidade dos
motores Raptor do propulsor de controlar sua direção de empuxo. Com novos
suportes controlados com motores e sistemas elétricos, os motores agora estão
mais isolados.
Outro item por
excelência do ponto de vista da segurança é um Sistema de Terminação de Voo
(FTS) atualizado. Durante o primeiro voo, a destruição do veículo ocorreu 40
segundos após o envio do comando de terminação FTS, evento que deve acontecer
instantaneamente. As atualizações incluem essencialmente mais explosivos para
fornecer um término mais garantido durante uma possível anomalia.
A SpaceX também
instalou uma série de novas medidas dentro e perto da base de lançamento para
proteger a plataforma. Uma das principais adições inclui uma placa de aço
refrigerada a água montada diretamente sob a Mesa de Lançamento Orbital. Antes
da ignição, a água é pulverizada a partir e ao redor da placa de aço para
fornecer resfriamento e amortecimento do som.
Dessa forma, não
há trincheira de chamas como visto em outras plataformas de lançamento, então o
escapamento dos 33 motores será capaz de se espalhar em todas as direções. A
chapa de aço atua desviando a chama do contato imediato com o concreto.
Antes do
lançamento de abril, o Starship não saía do chão havia quase dois anos, e seu
voo anterior foi apenas um salto em comparação com o teste de voo integrado. Em
maio de 2021, um protótipo de estágio superior de três motores chamado SN15
subiu cerca de 10 km nos céus acima da Starbase antes de voltar à Terra em um
pouso vertical.
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