EMBRAPA e Representantes da AEB Se Reúnem Para Discutir Ações do 'Protocolo de Intenções' em Agricultura Espacial

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma nota publicada ontem (23/11) no site da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB - Agência Espacial Brasileira)”, destacando que a Agencia esteve reunida com representantes da Embrapa para discutirem ações do Protocolo de Intenções em Agricultura Espacial. Entendam melhor essa história pela nota abaixo.
 
Pois é amigos e amigas, vamos discutir essa notícia na próxima edição da coluna ‘Espaço Semanal', fiquem atentos!
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
AEB e Embrapa Discutem Ações do Protocolo de Intenções em Agricultura Espacial
 
As ações fazem parte da contribuição brasileira aos Acordos Artemis
 
Com informações da Embrapa
Publicado em 23/11/2023 - 10h20
Atualizado em 23/11/2023 - 10h24
 
Crédito das fotos: Kátia Marsicano // Secretaria de Comunicação (Sucom) da Embrapa 
Reunião na Embrapa.
 
Nesta terça (21), a Agência Espacial Brasileira (AEB) esteve na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para discutir ações no âmbito do Protocolo de Intenções em Agricultura Espacial, assinado eletronicamente em setembro deste ano.
 
O documento busca promover a pesquisa e o desenvolvimento de missões científicas e tecnológicas na área espacial e suas aplicações, em benefício da sociedade brasileira. Além disso, fomenta a criação de novos produtos e tecnologias advindas do espaço para aumentar o desenvolvimento e a produtividade na agricultura espacial. 
 
“A reunião com a Embrapa consolida a nossa relação, que já havia sido formalizada no Protocolo, de que os trabalhos que estamos fazendo de Agricultura Espacial são de alta relevância para o país. Além disso, é um assunto que interessa não só a AEB, mas, também, a Embrapa pelo retorno científico à agricultura brasileira”, afirma o presidente da AEB, Marco Antonio Chamon.
 
A Agricultura Espacial é uma oportunidade de contribuição brasileira no âmbito dos Acordos Artemis, que visam à cooperação em exploração civil e uso da Lua, Marte, Cometas e Asteróides para fins pacíficos. O Brasil tornou-se signatário do Artemis em 15 de junho de 2021 e a iniciativa está contemplada entre as iniciativas estruturantes constantes no Programa Nacional de Atividades Espaciais 2022-2031 
 
Foto: Kátia Marsicano 
Presidente da Embrapa, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruha e o presidente da AEB, Marco Antonio
 
“A assinatura é um marco muito importante, pois, a partir dele, será possível pensar em organização de rede de pesquisa no tema Agricultura Espacial com parceria de outras instituições, sempre com o apoio da AEB. A pesquisa brasileira em Agricultura Espacial terá visibilidade internacional. Dado que o Brasil assinou o Acordo Artemis, poderemos contribuir em objetivos relacionados ao cultivo de plantas no espaço”, declara a pesquisadora de genética e melhoramento de plantas da Embrapa Pecuária Sudeste, Alessandra Fávero.
 
Novas formas de cultivo beneficiar-se-ão das tecnologias advindas do espaço. É uma grande oportunidade para avançar nesses estudos e ter resultados que contribuirão tanto para a adaptação de plantas ao cultivo em ambientes fechados no espaço,  como na seleção de plantas mais adaptadas a situações desafiadoras na Terra, como as mudanças climáticas, além de gerar novas cultivares com características diferentes das conhecidas na Terra.
 
Na oportunidade, também foi formalizado o apoio a pesquisas em Agricultura Espacial, envolvendo a AEB, a Embrapa e o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), com a participação em fóruns no  Brasil e no exterior e, internamente, na Embrapa, a criação de um grupo de trabalho para tratar o tema como disruptivo, a partir da ruptura de modelos e tecnologias tradicionais. A previsão é de que no próximo ano seja realizado um workshop presencial com todos os integrantes da rede de pesquisa, além da realização do I Congresso Brasileiro de Agricultura Espacial, no segundo semestre de 2024, em Brasília.
 
Foto: Kátia Marsicano
Os presentes na reunião.
 
Estiveram presentes na reunião o presidente da AEB, Marco Antonio Chamon; o diretor de Gestão de Portfólio, Rodrigo Leonardi; e o diretor de Inteligência Estratégica e Novos Negócios, Paolo Gessini. Da parte da Embrapa, estavam a presidente, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruha; e o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt, e a pesquisadora em genética e melhoria de plantas, Alessandra Fávero.
 
Saiba mais sobre o assunto na Embrapa: 
 
 
Sobre a AEB
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários