Coreia do Norte Lança Com Sucesso Satélite Espião Que foi Condenado Pelos EUA

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (21/11) no site “CNN Brasil”, destacando que os EUA condenaram o lançamento de satélite espião pela Coreia do Norte. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Pois é, e aproveitamos para agradecer uma vez mais ao nosso amigo e membro do BS, Eugênio Preza, editor da revista digital EP.SPACE-BR, pelo envio desta notícia.
 
Brazilian Space
 
EUA Condenam Lançamento de Satélite Espião Pela Coreia do Norte
 
Regime norte-coreano diz que quer fortalecer poder militar contra o sistema de vigilância espacial liderado pelos Estados Unidos
 
Por Chang-Ran Kim, Sakura Murakami, Jack Kim, Soo-hyang Choi e Josh Smith da Reuters
21/11/2023 às 17:23
Fonte: Site CNN Brasil - https://www.cnnbrasil.com.br
 
Imagem: Divulgada em 31/05/2023KCNA via REUTERS/File photo
Imagem mostra possível lançamento do foguete Chollima-1, da Coreia do Norte, em Cholsan.
 
Os Estados Unidos condenaram o lançamento espacial que usou tecnologia de mísseis balísticos pela Coreia do Norte nesta terça-feira (21).
 
A ação “é uma violação descarada de múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da ONU, aumenta tensões e pode desestabilizar a segurança na região e além”, pontuou a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Adrienne Watson, em comunicado da Casa Branca.
 
“O lançamento é outra violação flagrante às resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, advertiu o vice-embaixador dos EUA nas Nações Unidas, Robert Wood.
 
A mídia estatal norte-coreana KCNA comentou, por sua vez, que é “direito soberano” do país fortalecer seu poder militar contra o sistema de vigilância espacial liderado pelos Estados Unidos.
 
Coreia do Norte Diz Ter Posicionado Satélite Espião
 
A Coreia do Norte disse que colocou em órbita com sucesso seu primeiro satélite espião nesta terça-feira (21), segundo a agência espacial do país, o que gerou condenação internacional dos Estados Unidos e seus aliados.
 
Autoridades da Coreia do Sul e do Japão, as primeiras nações que relataram o lançamento do foguete que pode ter levado o dispositivo, afirmaram que não poderiam verificar imediatamente se um satélite foi posicionado na órbita da Terra.
 
A Coreia do Norte havia notificado o Japão de que planejava enviar um satélite entre quarta-feira (22) e 1º de dezembro, após duas tentativas fracassadas neste ano de lançar o que chamou de satélites espiões.
 
A agência estatal de notícias KCNA informou que o dispositivo saiu da instalação de lançamento de satélites de Sohae às 22h42, no horário local (10h42 de Brasília), e entrou em órbita às 22h54, no horário local (10h54 de Brasília), citando a Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial da Coreia do Norte.
 
A agência espacial norte-coreana enviará vários satélites espiões para a órbita no futuro próximo para manter a capacidade de vigilância sobre a Coreia do Sul e outras regiões de interesse para as Forças Armadas da Coreia do Norte, ainda segundo a KCNA.
 
O lançamento desta terça-feira (21) seria o primeiro desde que o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, se encontrou com Vladimir Putin nas instalações espaciais da Rússia, em setembro.
 
 
Autoridades sul-coreanas pontuaram que a tentativa mais recente de lançamento pelos norte-coreanos provavelmente teve assistência técnica de Moscou, como parte de uma parceria que vem aumentando entre os dois países e que fez com que a Coreia do Norte enviasse milhões de projéteis de artilharia para a Rússia.
 
Ambas as nações negaram que tenham feito acordos de armas, mas prometem publicamente cooperação mais profunda.
 
Em comentários breves a repórteres ao chegar ao gabinete, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, repetiu que o lançamento da Coreia do Norte era uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e uma ameaça à segurança dos cidadãos japoneses.
 
“Apresentamos um protesto severo e condenamos a Coreia do Norte nos termos mais fortes”, colocou.

Comentários

  1. Democratic People's Republic of Korea (DPRK)

    National Aerospace Development Administration (NADA) a Administração Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial (NADA) em coreano : 국가우주개발국 - é a agência espacial oficial da Coreia do Norte , sucedendo ao Comitê Coreano de Tecnologia Espacial (KCST). Foi fundada em 1º de abril de 2013. Ou seja tem apenas 10 anos.

    O Veículo de lançamento espacial de pequeno porte: Chollima , um cavalo mitológico coreano.
    Altura: 36,2 m
    Diâmetro: 2,4 m
    Estágios: 3

    O Satélite: Malligyong-1 que significa - Telescópio-1. É um satélite de reconhecimento norte-coreano,
    É o primeiro satélite espião da Coreia do Norte. Será usado para espionar alvos "sul-coreanos e americanos".

    Local: Estação de lançamento de satélite Sohae.

    Coreia do Norte demostrou um excelente Programa Espacial Militar. Já a República Federativa do Brasil - o tal (MCTI) e a sua autarquia (AEB) não conseguem chegar ao Pé da Coreia do Norte.

    Parabéns Coreia do Norte.




    ResponderExcluir

Postar um comentário