Airbus Defese and Space, Voyager Space e a ESA, Estão Planejando Lançar Uma Estação Espacial Chamada STARLAB, Como Alternativa à Estação Espacial Internacional (ISS)

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (10/11) no site ‘Cavok Brasil’ destacando que aas empresas ‘Airbus Defense and Space’ e a ‘Voyager Space’ ao lado da ‘Agência Espacial Europeia (ESA)’ então planejando colocar no espaço após o fim da ISS, uma espécie de Estação Espacial denominada de STARLAB. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.

 
Brazilian Space

 
HOME – ESPAÇO
 
Airbus, Voyager Space e ESA Planejam a Starlab, Uma Alternativa à Estação Espacial Internacional
 
Estação Espacial Starlab deve impulsionar as ambições da Agência Espacial Europeia (ESA) na órbita baixa da Terra 
 
Por Fernando Valduga 
10/11/2023 - 11:00
Fonte: Cavok Brasil - https://www.cavok.com.br
 

A Agência Espacial Europeia (ESA), a Airbus Defence and Space e a Voyager Space assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) trilateral no Encontro Espacial da ESA em Sevilha, descrevendo a sua colaboração para a estação espacial Starlab na era pós-Estação Espacial Internacional (ISS).
 
O MoU descreve que as partes pretendem promover conjuntamente o desenvolvimento científico e tecnológico e explorar o potencial de colaboração em conjunto com destinos pós-Estação Espacial Internacional em órbita terrestre baixa (LEO).
 
A colaboração vai se dedicar inicialmente, mas não se limitará, na exploração de oportunidades de acesso sustentado ao espaço para a Europa através da estação espacial Starlab. Isso pode incluir:
 
* Acesso à estação espacial Starlab para a ESA e os seus Estados-Membros, para missões de astronautas e atividades de pesquisas sustentadas de longo prazo, bem como para o desenvolvimento de negócios comerciais.
 
* Contribuições para projetos de pesquisa em missões futuras, alavancando a tecnologia europeia em vários domínios, incluindo (mas não limitado a) robótica avançada e automação/inteligência artificial, e promovendo as prioridades científicas europeias, como a saúde e as ciências da vida.
 
* Estabelecimento de um ecossistema completo ‘de ponta a ponta’ compreendendo a estação espacial Starlab como um destino em órbita baixa da Terra e um potencial sistema de transporte europeu desenvolvido pela ESA (carga e tripulação), aproveitando interfaces padronizadas no interesse de uma política de acesso aberto.
 
Este acordo reflete a ambição da ESA de permitir uma transição suave da Estação Espacial Internacional para a exploração sustentada de infra-estruturas humanas e robóticas na órbita baixa da Terra após 2030, através de serviços comerciais.
 


“A ESA aprecia a iniciativa da indústria transatlântica para a estação espacial comercial Starlab e o potencial que a sua forte presença europeia representa para contribuições industriais e institucionais europeias significativas e para a utilização dessa estação”, disse Josef Aschbacher, Diretor Geral da ESA. “Nossas equipes estão ansiosas para trabalhar em estreita colaboração com as equipes da Starlab aqui na Europa e nos EUA.”
 
“Este acordo com a Agência Espacial Europeia é fundamental à medida que continuamos a promover a colaboração internacional no domínio espacial e avançamos no sentido de suceder à Estação Espacial Internacional com a Starlab”, disse Matt Kuta, Presidente da Voyager Space. “Estamos ansiosos por trabalhar com a Airbus e a ESA para ampliar a presença da Europa no espaço e garantir que continuam a ser líderes na nova geração de exploração espacial comercial.”
 
“Na Airbus, estamos muito satisfeitos que a ESA continue a olhar para o futuro e a demonstrar um grande interesse na Starlab”, disse Mike Schoelhorn, CEO da Airbus Defence and Space. “A nossa colaboração nesta estação espacial de próxima geração baseia-se numa parceria longa e bem sucedida entre a ESA e a Airbus no desenvolvimento e operação de uma vasta gama de naves espaciais tripuladas e não tripuladas.”
 

No passado, a Airbus forneceu à ESA naves espaciais icônicas, como o Módulo Columbus da Estação Espacial Internacional, todos os cinco Veículos de Transferência Automatizados (ATV) e – mais recentemente – o Módulo de Serviço Europeu (ESM) para a Orion, a contribuição da Europa para as missões Artemis da NASA para a lua.
 
Em agosto de 2023, a Voyager e a Airbus anunciaram pela primeira vez um acordo para formar uma joint venture transatlântica para apoiar uma presença humana contínua na órbita baixa da Terra e uma transição perfeita da ciência da microgravidade e oportunidades de pesquisa na era pós-Estação Espacial Internacional. Espera-se também que a Starlab tenha uma joint venture afiliada europeia para servir diretamente a Agência Espacial Europeia e as agências espaciais dos seus estados membros.
 
A Starlab Space LLC é uma joint venture transatlântica planejada entre a Voyager Space e a Airbus que está projetando, construindo e operará a estação espacial comercial Starlab. A Starlab atenderá uma base global de clientes de agências espaciais, pesquisadores e empresas, garantindo uma presença humana contínua na órbita baixa da Terra e uma transição perfeita da ciência e pesquisa da microgravidade da Estação Espacial Internacional para a nova era da estação espacial comercial.

Comentários