ESA Irá Conduzir Nesta Quinta-Feira (23), 'Teste de Fogo Estático' Com o Seu Novo 'Foguete Lançador Ariane 6'. Fiquem Atentos!

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, esclarecendo, foi postado ontem (20/11) no site Olhar digital a notícia de que a Agência Espacial Europeia (ESA) irá conduzir nesta quinta-feira (23) um teste de fogo estático com o seu novo foguete Ariane 6 que poderá ser acompanhado ao vivo pela ESA Web TV e pelo canal oficial da agência no YouTube. Entenda melhor essa história pela matéria a baixo. 
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Fogo! Veja ao Vivo Ensaio Crítico de Pré-Lançamento do Foguete Ariane 6
 
O foguete Ariane 6, da Europa, vai passar por um ensaio em grande escala em preparação para seu primeiro voo; assista em tempo real
 
Por Flavia Correia
20/11/2023 - 12h37
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
Crédito: ESA/ArianeGroup/CNES
Ensaio geral de lançamento do foguete Ariane 6, feito em setembro.
 
Em setembro, equipes do Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES) e do Arianegroup, sob a liderança da Agência Espacial Europeia (ESA), realizaram uma sequência completa de lançamento (sem decolagem) do foguete Ariane 6 no espaçoporto europeu de Kourou, na Guiana Francesa.
 
Aquele foi um passo fundamental na campanha de testes preparatórios para a estreia do veículo, principal projeto da ESA para o transporte de cargas superpesadas, em desenvolvimento desde 2014 para substituir o renomado Ariane 5, que voou pela última vez em julho. O voo inaugural do Ariane 6, segundo a agência, será em 2024.
 
 
Na ocasião, foram cumpridas todas as etapas de lançamento até a contagem regressiva final, incluindo a remoção do pórtico móvel e o abastecimento dos tanques dos estágios superior e central do lançador com hidrogênio líquido e oxigênio líquido. O teste terminou após 30 horas, com a ignição e a partida do motor Vulcain 2.1 do estágio central, seguido por quatro segundos de disparo.
 
Agora, o próximo passo é completar um teste de fogo estático, no qual esse motor será acionado e funcionará por cerca de oito minutos.
 
Como Assistir ao Ensaio de Fogo Estático do Foguete Ariane 6 
 
O procedimento acontece nesta quinta-feira (23), com transmissão ao vivo pela ESA Web TV e pelo canal oficial da agência no YouTube. A cobertura começa às 17h10 (pelo horário de Brasília – o mesmo de Kourou), 20 minutos antes da ignição do motor.
 
Assim como no ensaio anterior, desta vez, o Ariane 6 permanecerá firme na plataforma de lançamento, sem decolar. Durante a operação, o motor Vulcain 2.1 queimará quase 150 toneladas de propelente fornecido pelos tanques de oxigênio líquido e hidrogênio líquido do estágio central do foguete superresfriados a temperaturas abaixo de -250°C.
 
Segundo a ESA, o motor Vulcain 2.1 é uma evolução do Vulcain 2, que fez do Ariane 5 o sistema de lançamento mais bem-sucedido de todos os tempos na Europa. A atualização tem um design simplificado e mais barato e apresenta nova tecnologia no bocal do motor, enquanto o sistema de ignição foi movido do motor para a plataforma de lançamento para fazer com que o estágio central tenha um desempenho melhor e custe menos.

Comentários