Laboratório do IAE Realiza Ensaio a Quente de Um Modelo de Desenvolvimento da Câmara de Empuxo do Motor-Foguete Líquido L25 (MFPL L25), Motor Este Que Será Usado Pelo VLM-1

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então caros amigos e amigas, segue abaixo uma nota postada dia (01/11) no site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando que o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realizou em 25/10, Laboratório de Propulsão Líquida do Instituto, o ensaio a quente de um modelo de desenvolvimento da câmara de empuxo do MFPL L25 (Motor-Foguete de Propulsão Líquida L25), motor foguete que segundo a nota será usado pela VLM-1, e que utiliza o par propelente: oxigênio líquido e etanol. Saibam mais pela nota a baixo.
 
Bom leitor não se empolgue muito, vamos aguardar os acontecimentos, pois a FAB perdeu a sua credibilidade não é de agora. Além do mais, testes como esse sempre foram feitos (não exatamente para esse motor-foguete de 25kN) no Laboratório de Propulsão Líquida do IAE, local que poderia ter contribuído muito se o PEB tivesse sido conduzido com seriedade.
 
E preciso lembrar entusiastas do BS que vários projetos de motores-foguetes foram conduzidos neste laboratório ao longo dos anos, ou seja, com os motores L1, L5, L15 e o maior e mais famoso de todos eles, o motor L75. No entanto, também é preciso lembrar que, desses todos o L1 nunca voou, o L15 foi encerrado e repassado para Orbital Engenharia que também nunca fez um protótipo de voo, e o L75 simplesmente teve o projeto encerrado. Já o L5, o único que teve um teste de voo realizado durante as atividades da Operação Raposa (veja aqui – ocorrida entre agosto e setembro de 2014) corre um boato nos bastidores de que o motor não funcionou.
 
Portanto caros amigos e amigas do BS, diante de um histórico como esse, e diante do rumo que a FAB tomou, fica muito difícil este que vos fala acreditar na seriedade dessa nota.
 
Brazilian Space
 
AEROESPACIAL
 
Instituto de Aeronáutica e Espaço Realiza Teste em Veículo Lançador de Microssatélite
 
Este ensaio marca o restabelecimento da prontidão do Banco de Ensaios
 
Por Tenente-Coronel Leonardo
Edição: Agência Força Aérea
Publicada em: 01/11/2023 - 13:59
Fonte: IAE
 
Fotos: IAE

Ocorreu no dia 25/10, no Laboratório de Propulsão do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o ensaio a quente de um modelo de desenvolvimento da câmara de empuxo de um motor foguete, que utiliza o par propelente: oxigênio líquido e etanol.
 
Este ensaio marca o restabelecimento da prontidão do Banco de Ensaios, para os testes do primeiro modelo de desenvolvimento da câmara do MFPL L25. Esse Motor Foguete é um dos projetos ativos da Divisão de Propulsão do IAE, que visa ao desenvolvimento de um motor de 25kN de empuxo com ciclo eletrobomba, o qual conta com o apoio da Indústria Nacional.
 

Por conseguinte, planeja-se substituir o terceiro estágio do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1) por um motor foguete a propelente líquido, o que aumentará a precisão e capacidade de inserção de cargas úteis em órbita.
 
O Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, destacou sobre o projeto. “O IAE está trabalhando fortemente na missão de colocar o Brasil no clube de países que possuem um veículo lançador de satélites”, disse.
 
O desenvolvimento do Projeto MFPL L25 conta com o suporte do Comando da Aeronáutica e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
 

Comentários

  1. Que bom vê isso vivo ainda e como estará o L75 em ?

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    1. Olá Marcelio Farias!

      Pelo visto você não prestou atenção a nada do que eu escrevi, mas vamos lá. Recapitulando, o motor L75 foi abandonado, o projeto não não existe mais, Zé fini, ponto final. Bom é isso.

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  2. Estamos observando a aplicação do "Teatro das Tesouras", só blábláblá...

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  3. Tem um pouco mais de informações sobre esse projeto aqui:
    https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/posteres/Poster_20.pdf

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  4. E mais algumas aqui:
    https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9749095#
    Aparentemente, esse desenvolvimento não é uma novidade para o PEB, já tendo sido estudado há alguns anos. Este trabalho de curso sugere aliás a criação de projetos de pesquisa visando o desenvolvimento tanto do motor quanto do estágio a propelente líquido. Nada mais são do que desdobramentos do projeto Aquila.

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    1. Obrigado, Raul! Já fiz uma primeira leitura dos 2 materiais e estou analisando-os. Abraço

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