A Plataforma Voadora de Lançamento 'Stratolaunch' Já Se Encontra Pronta Para o Primeiro Lançamento da Aeronave Hipersônica Talon-A

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada dia (25/11) no site ‘Cavok Brasil’ destacando que a plataforma voadora de lançamento ‘Stratolaunch’ está pronta para o primeiro lançamento da aeronave hipersônica Talon-A, mas tendo como objetivo futuro lançar a versão de um Space Plane em órbita. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
HOME - ESPAÇO - TECNOLOGIA
 
Stratolaunch Está Pronta Para Primeiro Lançamento da Aeronave Hipersônica Talon-A
 
O maior avião do mundo se encarregará de lançar o Talon sobre o deserto de Mojave.
 
Por Fernando Valduga
25/11/2023 - 16:00
Fonte: Cavok Brasil - https://www.cavok.com.br
 

A Stratolaunch está prestes a realizar o primeiro voo de teste de sua aeronave hipersônica. A empresa californiana persegue esse mesmo objetivo desde que foi fundada em 2011 por Paul Allen, cofundador da Microsoft.
 
Allen nunca viu o avião concluído e a empresa mudou de dono desde sua morte, mas ele está prestes a consegui-lo.
 

A aeronave hipersônica Talon-A completou um “teste úmido” carregado de combustível na última terça-feira, enquanto sua nave-mãe Roc, a maior aeronave do mundo, taxiava na pista do espaçoporto de Mojave.
 

Após um teste de implantação de voo bem-sucedido no ano passado, a Stratolaunch esperava lançar a aeronave no primeiro semestre de 2023. Isso não aconteceu, mas agora a Roc está pronta e juntamente com o Talon começou a se mover.
 

A aeronave Stratolaunch, mais conhecida como Roc, tem uma envergadura de 117 metros que supera pesos pesados ??da indústria, como o recentemente extinto Antonov An-225 Mriya ou o fracassado hidroavião Hughes H-4 Hercules. Já fez quase uma dezena de voos e este ano bateu o seu recorde de duração: seis horas no ar.
 
 
Porém, o Roc não é exatamente um avião de transporte, mas sim um lançador. Seu objetivo é colocar em voo o Talon-A, uma pequena aeronave hipersônica capaz de transportar cargas a velocidades superiores a 6.000 quilômetros por hora, ou seja: mais de Mach 5.
 

O objetivo é oferecer a clientes potenciais, como o Pentágono, acesso rotineiro ao “ambiente hipersônico”. Ou seja, para transportar as coisas muito rapidamente. Além de uma corrida espacial, existe uma corrida hipersônica em que os Estados Unidos, a China e suas empresas privadas competem para colocar no céu diferentes conceitos de aeronaves hipersônicas que prometem voar a velocidades entre Mach 5 e Mach 10, 6.000 a 12.000 km/h.
 

O Talon-A da Stratolaunch será lançado a uma altitude de 10.000 metros. Com modelos futuros, como o Talon+ e o Space Plane, o Stratolaunch pretende ir mais rápido e mais alto, subindo pela estratosfera e até ultrapassando a fronteira do espaço (que era o plano original de Paul Allen).
 

Primeiro, é claro, a empresa terá que demonstrar que o Roc e o Talon-A são capazes de completar seu primeiro lançamento hipersônico.

Comentários