Foguete Ariane 6 da ESA Realiza Com Sucesso Ensaio Mais Importante Antes do Seu Lançamento Previsto Para 2024

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, foi postado no dia (24/11) no site Olhar Digital a notícia de que o ‘O Foguete Ariane 6’ realizou com sucesso o seu ensaio mais importante antes do seu primeiro  lançamento previsto para 2024. Entenda melhor essa história pela matéria a baixo.
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Foguete Ariane 6 Faz Ensaio Mais Importante Antes do Lançamento
 
O foguete Ariane 6, da Europa, passou por um ensaio em grande escala em preparação para seu primeiro voo, previsto para 2024
 
Por Flavia Correia
24/11/2023 10h35
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
Crédito: ESA
O foguete Ariane 6, maior aposta da ESA para lançamento de cargas pesadas à órbita, passou pelo último teste decisivo antes do lançamento, que acontece no ano que vem.
 
Nesta quinta-feira (23), conforme anunciado pelo Olhar Digital, o foguete Ariane 6, da Agência Espacial Europeia (ESA), desenvolvido pela Arianespace, passou pelo ensaio mais importante antes do lançamento. O procedimento aconteceu no espaçoporto europeu de Kourou, na Guiana Francesa.
 
Este foi um passo fundamental na campanha de testes preparatórios para a estreia do veículo, principal projeto da ESA para o transporte de cargas superpesadas, em desenvolvimento desde 2014 para substituir o renomado Ariane 5, que voou pela última vez em julho. O voo inaugural do Ariane 6, segundo a agência, será em 2024.
 
O ensaio em grande escala envolveu abastecimento complexo, contagem regressiva de lançamento e ignição do motor Vulcain 2.1 do estágio central, seguido por mais de sete minutos de queima do motor que cobriu toda a fase de voo do estágio principal, assim como aconteceria durante um lançamento real ao espaço.
 
Segundo um comunicado da ESA, o motor entrou em ação pouco depois que uma pequena anomalia forçou uma pausa na sequência automatizada, antes que a contagem regressiva fosse reiniciada e começasse a marcar novamente. A alimentação ao vivo continuou até que as operações do estágio principal foram concluídas e o motor queimou todo o seu combustível.
 
Assista ao Teste de Fogo do Foguete Ariane 6
 
 No ensaio, os propulsores não foram acionados, então o protótipo de teste do Ariane 6 permaneceu firme na plataforma de lançamento. 
 

O motor Vulcain 2.1 queimou quase 150 toneladas de propelente fornecido pelos tanques de estágio central do Ariane 6 – oxigênio líquido e hidrogênio líquido – superresfriados a temperaturas abaixo de -250°C.
 
Com milhares de monitores situados ao redor da plataforma de lançamento, os dados deste ensaio serão analisados meticulosamente e usados para o próximo e primeiro voo real do superfoguete.

Comentários