Após o Sucesso da ‘Missão Chandrayaan-3’, a Índia Já Trabalha no Planejamento da Missão Chandrayaan-4, Missão Que Objetiva Trazer Amostras da Superfície da Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, foi postado no dia (22/11) no site Olhar Digital a notícia de que após o sucesso da ‘Missão Chandrayaan-3’, a Índia já trabalha no planejamento da ‘Missão Chandrayaan-4’, missão que objetiva trazer amostras da superfície da Lua. Entenda melhor essa história pela matéria a baixo.
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Índia Quer Trazer Pedaço da Lua Para a Terra 
 
Com o sucesso de sua última missão lunar, a agência espacial indiana, ISRO, já está planejando a Chandrayaan-4 
 
Por Mateus Dias
Editado por Lucas Soares
22/11/2023 - 10h49
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
(Crédito: ISRO)
O sucesso da missão Chandrayaan-3 garantiu que a Chandrayaan-4 já começasse a ser planejada.
 
A Chandrayaan-3 da Índia chegou próximo ao polo Sul lunar recentemente. Devido ao seu enorme sucesso, a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) agora planeja lançar ao satélite uma missão de recolhimento e envio de amostras da Lua, a Chandrayaan-4.
 
* A missão pretende mandar quatro módulos à Lua, em dois lançamentos;
 
* Os dois primeiro são um módulo de pouso e um módulo ascendente;
 
* Depois um segundo foguete carregando um módulo de transferência e outro de reentrada serão enviados para a Lua.
 
A primeira etapa da missão consistirá em recolher amostras lunares. O pouso dos módulos provavelmente acontecerá próximo a onde a missão Chandrayaan-3 está adormecida atualmente e recolherá amostras do Polo Sul do satélite. O local do pouso ainda não está claro, mas deve acontecer em uma cratera não especificada na Lua.
 
A região do pouso tem se mostrado internacionalmente importante recentemente devido aos fortes indícios de abrigar gelo de água. O elemento pode ser utilizado para dar suporte à vida e à permanência na Lua, assim como ser extraído para combustível de foguete.
 
Retornos das Amostras Lunares na Chandrayaan-4 
 
Os módulos da segunda etapa da Chandrayaan-4 não irão chegar a aterrissar na Lua, na verdade, eles permanecerão na órbita do satélite, esperando o módulo ascendente transferir as amostras coletadas para o módulo de reentrada. Depois disso, eles irão voltar para a Terra e realizar um pouso seguro.
 
"É uma missão muito ambiciosa. Esperamos que nos próximos cinco a sete anos seremos capazes de enfrentar este desafio"
 
 Nilesh Desai, diretor do Centro de Aplicação Espacial em Ahmedabad, em reposta ao The Indian Express 
 
O conceito da Chandrayaan-4 é muito semelhante com a missão da NASA para recuperar as amostras recolhidas pelo Perseverance em Marte. No entanto, a campanha vem enfrentando problemas por ser cara demais. A ISRO ainda não divulgou um orçamento estimado para missão, mas quatro módulos e dois lançamentos podem resultar em custos bem altos.
 
A Chandrayaan-4 faz parte dos planos ambiciosos do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, para exploração lunar da Índia. Os esforços também incluem construir um roteiro de exploração da Lua e missões robóticas Chandrayaan adicionais.

Comentários