Após o Fracasso de Sua 'Missão Lunar' e Incomodados Com o Sucesso de Chineses e Indianos do Espaço, a Rússia Planeja Enviar Cosmonautas à Lua e Construir Sua Própria Base Lunar

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Foi postado ontem (16/11) uma notícia no site Olhar Digital destacando após o fracasso de sua missão lunar robótica, a Rússia planeja enviar Cosmonautas para Lua e construir sua própria base lunar. Entenda melhor essa história pela matéria a baixo.
 
Bom amigos e amigas do BS, a verdade é que a Rússia está incomodada em ter perdido o segundo posto de protagonista espacial para a China, e ficaram fulos da vida com o sucesso recente da Índia.
 
Os Russos até tentaram aparecer mais quando anunciaram que iriam se juntar aos chineses no projeto de sua Base na Lua (é aquela coisa se não pode vencê-los, junte-se a eles). Porém está mais que claro que eles estão muito incomodados com toda essa situação, principalmente agora com o sucesso da Índia, sucesso este que também incomoda a China.
 
Entretanto entusiastas do BS, diferentemente da China, a Rússia não tem recursos financeiros, ainda mais agora após ter se metido num estúpido imbróglio militar com a Ucrânia sem qualquer prazo de validade. Enfim...
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Após Fracasso, Rússia Quer Enviar Cosmonautas à Lua e Construir Base Lunar
 
Plano apresentado pela Rússia prevê o primeiro pouso tripulado do país na Lua e a construção de uma base lunar até 2040
 
Por Alessandro Di Lorenzo
Editado por Bruno Capozzi
16/11/2023 - 12h27
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
Imagem: JLStock/Shutterstock

A Lua voltou a receber destaque nas missões espaciais. Após a Chandrayaan-3, da Índia, pousar em um ponto inexplorado do polo sul do satélite natural da Terra, em agosto de 2023, agora é a vez da Rússia planejar enviar cosmonautas para lá pela primeira vez na história.
 
Pouso na Lua e Criação de Base Lunar 
 
Vladimir Solovyov, da empresa RKK Energia, apresentou o plano do país para o futuro. De acordo com o planejamento divulgado, a Rússia quer realizar o primeiro pouso tripulado russo da história na Lua na próxima década. Além disso, Moscou pretende construir uma base lunar a partir de 2031, segundo a corporação russa responsável pelos voos espaciais tripulados. 
 
O plano russo também descreve a exploração dos recursos lunares, sem entrar em maiores detalhes sobre o assunto. Todas essas operações seriam realizadas entre 2031 e 2040. As informações são do UOL.
 
Em agosto deste ano, a primeira missão russa à Lua em 47 anos acabou fracassando. Na oportunidade, a espaçonave Luna-25 ficou fora de controle e colidiu com o satélite natural. 
 
O objetivo do governo de Vladimir Putin é recuperar um pouco do prestígio internacional após a invasão da Ucrânia. Além disso, busca retomar os momentos de glória do programa espacial da então União Soviética.
 
(Imagem: Reprodução/YouTube/Roscosmos TV)
Primeira missão russa à Lua em 47 anos foi lançada neste ano, mas acabou fracassando.
 
Tradição Espacial Soviética 
 
* Apesar do astronauta americano Neil Armstrong ter ficado famoso, em 1969, por se tornar a primeira pessoa a caminhar na Lua, a missão soviética Luna-2 foi a primeira a alcançar a superfície lunar, em 1959.
 
* Já a missão Luna-9, em 1966, foi a primeira a fazer um pouso suave no satélite.
 
* E Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano no espaço sideral em 12 de abril de 1961.
 
* Tudo isso em meio à corrida espacial que fez parte da Guerra Fria.
 
* Após o fim da União Soviética, em 1991, a Rússia, herdeira da URSS, acabou enfrentando anos de grave crise econômica e social e nunca conseguiu repetir os feitos, ou até mesmo investimentos, em tecnologia espacial realizados no passado.

Comentários