AEB e SNSA da Suécia Assinam Memorando de Entendimento (MoU) Para Cooperação em Atividades Espaciais

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma nota publicada ontem (10/10) no site da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, destacando que o presidente da nossa piada espacial assinou nesta sexta (10), um Memorando de Entendimento (MoU) com a ‘Swedish National Space Agency (SNSA)’, aproveitando-se  da sua passagem por Estocolmo (ao lado do Dr. Clezio de Nardin, diretor do INPE) para participar da 4ª edição da Semana de Inovação Brasil-Suécia’. Entendam melhor essa história pela nota abaixo.
 
Pois então amigos e amigas, lá vamos nós de novo como esses ‘MoUs’ desta piada espacial, kkkkkkkkkk. Mas enfim, espero sinceramente que este em questão possa resultar em algo positivo, mas não acredito e sugiro a Presidente da SNSA, a Sra. Anna Rathsman, para também não gerar grandes expectativas.
 
E outra, um recado para a incompetente assessoria de impressa desta piada espacial: O nome correto da SNSA é o citado por mim acima, tá ok colegas?
 
Aproveitamos para agradecer uma vez mais ao nosso amigo e membro do BS, Eugênio Preza, editor da revista digital EP.SPACE-BR, pelo envio desta notícia.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
AEB e SNSA Assinam Memorando de Entendimento Para Cooperação em Atividades Espaciais para Fins Pacíficos
 
Visa ao desenvolvimento de programas e/ou projetos no uso pacífico do espaço sideral
 
Publicado em 10/11/2023 - 14h11
Atualizado em 10/11/2023 - 14h14
 
Presidente da SNSA, Anna Rathsman, e o presidente da AEB, Marco Antonio Chamon.
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB) assinou, nesta sexta (10), um Memorando de Entendimento (MdE) com a Agência Espacial Nacional Sueca (SNSA). O documento visa a uma cooperação entre o Brasil e a Suécia para fins pacíficos em diferentes campos da ciência e da tecnologia espacial e aplicações relacionadas.
 
Além de enfatizar o interesse de promover a pesquisa em ciências da Terra e mudanças globais, o Memorando fornece uma estrutura para as atividades de colaboração entre a AEB e a SNSA dentro de programas e/ou projetos de interesse comum, com base nos princípios de igualdade e benefício conjunto.
 
Presidente da SNSA, Anna Rathsman, e o presidente da AEB, Marco Antonio Chamon.
 
“O Brasil já tem uma importante relação com a Suécia na área espacial, por meio do lançamento de nossos foguetes suborbitais VSB-30 da base sueca de Esrange. Agora nós pretendemos ampliar essa parceria com a assinatura de um Memorando de Entendimento. A Suécia está classificada, atualmente, como o segundo país do mundo em termos de inovação e temos muitos pontos em comum na área espacial. Temas como mudanças climáticas, meio ambiente e sustentabilidade do espaço (em particular a questão do lixo espacial) são importantes para ambos os países e podemos trabalhar juntos nessas áreas”, afirma o presidente da AEB, Marco Antonio Chamon.
 
São as seguintes as áreas de cooperação nas quais programas e/ou projetos poderão ser conduzidos:
 
* Observação e monitoramento da Terra;
 
* Ciência Espacial;
 
* Desenvolvimento conjunto em Ciência, Tecnologia e Inovação;
 
* Operações Espaciais;
 
* Desenvolvimento conjunto de Aplicações Espaciais;
 
* Desenvolvimento e operação de Veículos de Lançamento e Sondagem;
 
* Desenvolvimento, operação e monitoramento de cargas úteis;
 
* Intercâmbio de cientistas;
 
* Intercâmbio de dados científicos;
 
* Capacitação em áreas espaciais;
 
* Participação em conferências, simpósios e reuniões conjuntas;
 
* Atividades educacionais e divulgação; e
 
* Outras áreas decididas em conjunto pelos participantes.
 
Com duração de cinco anos (prorrogáveis), o documento é implementado conforme as leis e regulamentos nacionais aplicáveis e segundo o Direito Internacional em vigor sobre atividades espaciais. Os resultados das atividades científicas serão disponibilizados à comunidade científica por meio de publicações, periódicos apropriados ou apresentações em reuniões.
 
Sobre a AEB
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários

  1. estranho esse memorando não ter sido assinado antes, não é a Suécia que usa os VSB-30 junto da alemanha no programa europeu de microgravidade???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raul Carlos Produções!

      E o que não é estranho do PEB? Até hoje esse troço não funcionou justamente por causas dessas coisas entranhas que infestam os bastidores dessa piada chamada Programa Espacial Brasileiro (PEB). Entretanto, neste caso específico é preciso lembrar que a Suécia recebe os foguetes e os motores-foguetes brasileiros indiretamente, ou seja, via o DLR Moraba, graças ao acordo existente entre esse departamento do DLR alemão e o IAE. Tá ok? Abs

      Excluir

Postar um comentário