Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Olá, leitor! 

 

Segue abaixo a notícia "Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020", publicada no site Canaltech, no dia 23/09/2020.


O bilionário Jeff Bezos com mais uma iniciativa ambiciosa.


Como referência, segue a sugestão do artigo "As Boas Vindas às Estações Espaciais e aos Hotéis Orbitais Privados" (veja aqui), publicado pelo BS em maior de 2019.

 

Saudações e boa leitura!

 

Brazilian Space 

 

 Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

 
Por Patrícia Gnipper
 
23 de Setembro de 2020 às 19h45 
 
 
Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA como cliente, inclusive.
 
A companhia publicou uma vaga de emprego para o que chamou de "Orbital Habitat Formulation Lead", sendo que essa pessoa ficará encarregada de liderar o desenvolvimento de estações espaciais comerciais na órbita baixa do nosso planeta. A ideia da empresa é que as pessoas possam viver e trabalhar no ambiente espacial e, para isso, é preciso criar habitats que permitam essa possibilidade. 
 
ambiciosa Conceito de habitat espacial (Imagem: Reprodução/Blue Origin)
 
E onde a NASA entraria na história? Bom, a descrição da vaga também diz que o trabalho exige "uma compreensão detalhada da NASA", com essa pessoa sendo "responsável por captar financiamentos e patrocínios externos e internos para estabelecer os sistemas viáveis na década de 2020". Isso deixa claro que a NASA é um potencial financiador da iniciativa; logo, faz sentido pensar que a agência espacial poderá desfrutar de tais habitats futuristas.
 
A descrição completa da vaga informa o seguinte: 
 
Como líder de formulação da Blue Origin para a linha de produtos Orbital Habitat, você liderará o desenvolvimento de conceitos técnicos, estratégias de produtos, casos de negócios, relacionamentos com clientes, alcance de modelagem de mercado, parcerias industriais, abordagens de implementação e cadeia de suprimentos. Em parceria com profissionais de desenvolvimento de negócios, você desenvolverá uma compreensão detalhada da NASA, outras necessidades governamentais e comerciais, e orientará o desenvolvimento iterativo da estratégia do produto. Você será responsável por obter financiamento de patrocínio externo e interno para estabelecer sistemas de destino viáveis na baixa órbita da Terra ​​na década de 2020. Você terá um impacto direto na história do voo espacial humano.
 
A empresa também disse que sua ideia é "fundamentalmente diferente" de estações espaciais como a ISS, uma vez que elas foram projetadas para "equipes pequenas e profissionais treinados". Isso dá a entender que Bezos tem em mente um futuro próximo no qual pessoas que não sejam astronautas e especialistas em atividades espaciais poderão, sim, viver no espaço — e aqui podemos especular que haverá interesses comerciais por trás, não exatamente científicos, uma vez que a Blue Origin é, bem, uma empresa comercial.
 
Conceito de habitat espacial (Imagem: Reprodução/Blue Origin)
 
E quando a empresa de Jeff Bezos pretende lançar seu primeiro habitat espacial do tipo? Bom, por enquanto, nenhuma data foi especulada. Mas, dado o anúncio da vaga para um profissional que busque financiamentos e parcerias a esse projeto, e considerando que a "década de 2020" foi mencionada ali, podemos imaginar que isso deverá se tornar realidade muito antes do que se imagina.
 

Comentários