Agência Espacial Brasileira recebe presidente da Telebrás para tratar de sinergias e atualizar iniciativas realizadas pelas duas instituições
Olá, leitor!
Segue abaixo a nota "Agência Espacial Brasileira recebe presidente da Telebrás para tratar de sinergias e atualizar iniciativas realizadas pelas duas instituições", publicada no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), no dia 09/09/2020.
Para os menos atentos, devemos lembrar que a Telebrás era uma empresa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações MCTI, antes da separação da parte das Comunicação da pasta, para a (re)criação do Ministério das Comunicações (MC).
Outro detalhe importante é que a Telebrás estava, junto com a EBC (Empresa Brasileira de Comunicações), no rol das estatais que seriam privatizadas. Agora, sob a gestão do MC, com a turbinada que a EBC teve e com as privatizações do governo ficando no papel, pode ser que a Telebrás desfaça o processo de preparação para a privatização.
Não podemos esquecer jamais que, para viabilizar o primeiro Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC-1), criou-se a jaboticaba das comunicações (no satélite de defesa) para atender a locais remotos, de modo que a Telebrás entrasse com boa parte do recurso para viabilizar o satélite.
Agora, juntando tudo isso com a campanha da AEB para "fazer o porco confessar que é um coelho" (aqui) e essa reunião da matéria, não se surpreenda leitor se a Telebrás entrar novamente para pagar a conta de um SGDC-2.
Saudações,
Brazilian Space
Agência Espacial Brasileira recebe presidente da Telebrás para tratar de sinergias e atualizar iniciativas realizadas pelas duas instituições
AEB (Fonte)
Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em 09/09/2020 13h39 Atualizado em 09/09/2020 13h45
Imagem: AEB. |
O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, reuniu-se hoje com o presidente da Telebrás, Waldemar Gonçalves, para um café da manhã, na Agência. Os dois líderes trataram de temas que podem proporcionar possíveis parcerias entre as duas instituições. A AEB, autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, mantem as relações sistêmicas que já existiam antes da criação do novo Ministério da Comunicações, ao qual hoje está subordinada a Telebrás.
A conversa serviu para, entre outras coisas, atualizar informações sobre as iniciativas de ambas as partes, e para verificar como a Telebrás pode contribuir com as ações decorrentes do Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA), no município de Alcântara, Maranhão. “É importante manter os laços sistêmicos de sinergia independentemente das mudanças realizadas na Esplanada. O Programa Espacial Brasileiro necessita de ações convergentes e continuadas”, conta Moura. A reunião contou com a participação de todo o corpo diretivo da AEB.
A sinergia entre instituições do governo federal é fundamental para o processo de desenvolvimento da região de Alcântara. Waldemar Gonçalves destacou a capacidade de operação da Telebrás e as ações que a empresa pública já desenvolve em conjunto com outros órgãos do governo federal. “A Telebrás tem boa capacidade operacional e pode participar de projetos em parceria com todos os órgãos de governo”, explicou Gonçalves. Ele esteve acompanhado do diretor Técnico-Operacional, Emílio Acocella.
No último dia 02.09.2020 o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, e o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, conduziram a primeira Reunião da Comissão de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA). Participaram do encontro representantes do Ministério da Defesa (MD), do Ministério da Infraestrutura (Minfra), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), do Comando da Aeronáutica (COMAER) e da Advocacia–Geral da União (AGU).
A reunião teve como finalidade principal iniciar as atividades da CDI-CEA. Na ocasião, definiu-se o cronograma de atividades da Comissão para 2020, e o escopo do PDI-CEA. Presidida pelo ministro Marcos Pontes e coordenada pelo diretor da AEB, Cristiano Trein, a CDI-CEA foi instituída pelo Decreto Nº 10.458, de 13 de agosto de 2020, publicado do Diário Oficial da União, no dia 14 de agosto.
A Comissão tem a finalidade de promover iniciativas relacionadas com o desenvolvimento do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão, e entre suas atribuições está a elaboração do PDI-CEA e, consequentemente, a coordenação institucional para sua consecução.
Sobre o PDI-CEA
O Programa visa a propor a estratégia de implantação do Centro Espacial de Alcântara (CEA) e as alternativas para a alcançar este objetivo, por meio de projetos e iniciativas com foco no desenvolvimento socioeconômico e na infraestrutura para a região de Alcântara (MA) e entorno, com vistas ao atendimento das necessidades do Programa Espacial Brasileiro.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
Kkkkkkkk, verdade Prof. Rui, bem oobservado.
ResponderExcluirAbs
Duda Falcão