Atuação de Marcos Pontes em Viena abre oportunidades para o Brasil

Olá, leitor!


Dada a relevância dos temas envolvidos nas publicações "Ministro Marcos Pontes e delegação tem semana de compromissos oficiais na Áustria" (aqui) e "MCTI e ONU assinam memorando de entendimento para promover cooperação, exploração e o uso pacífico na área espacial" (aqui), publicada no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), no dia 22/09/2020, o Brazilian Space resolveu apurar com mais detalhes esses eventos no que se refere a temática espacial.



Segundo fontes do BS, apesar da agenda do Ministro ser ampla e não tratar exclusivamente de temas espaciais, é importante destacar três pontos da pauta espacial: A reunião e assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU Memorandum of Understanding) com a diretora do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA - United Nations Office for Outer Space Affairs), Sra. Simoneta di Pippo; as tratativas sobre o programa Open Universe; e a visita a Autrospace.


O Memorando de Entendimento e o CRECTEALC


Alguns leitores do BS preocupados com a questão educacional nos questionaram se a reunião com a UNOOSA estaria relacionada com a retomada das atividades do Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espacial para a America Latina e o Caribe (CRECTEALC) no Brasil, mas isso foi descartado pela nossa fonte, pois o MoU trata de questões de colaboração em educação mais genéricas.


Além disso, como o Acordo firmado com o México (com quem o Brasil divide a sede do Centro) ainda está vigente, não seria diplomaticamente cortes da nossa parte realizar qualquer tratativa com a UNOOSA sobre esse tema, sem a presença e anuência do Governo do México.


Caso o leitor queira conhecer um pouco mais sobre o CRECTEALC disponibilizo aqui o artigo completo de minha autoria, apresentado no II Congresso Aeroespacial Brasileiro (CAB), e, para quem quiser uma leitura mais rápida, seguem aqui os slides da minha apresentação no referido congresso.


Segue também o link do vídeo da referida apresentação (tempo 51:48 em diante):

https://farol.ufsm.br/transmissao/embed/transmissao-do-segundo-congresso-aeroespacial-brasileiro-ii-cab-3/


Segundo nossa fonte, a "atuação do Ministro Marcos Pontes tem sido decisiva para retomar e reafirmar o papel do Brasil como um dos principais colaboradores e articuladores para a cooperação internacional junto às Nações Unidas, especialmente na UNOOSA". Cabe destacar que essa é uma iniciativa do MCTI, sem a atuação direta do Itamarati.


Além disso, nossa fonte afiançou que "a Agência Espacial Brasileira (AEB) vem atuando para resolver a questão do CRECTEALC, cujos entendimentos e ações foram prejudicados pela pandemia". Esperamos que sim, pois, desde 2008, as atividades educacionais foram interrompidas no Brasil e, desde 2016, que o Governo do México vem solicitando ao Governo Brasileiro (Itamarati, MCTI e AEB) para receber a sede do Centro de volta, assim como preconiza o Acordo Brasil - México sobre esse tema.


O Open Universe


Sobre a parceria com a UNOOSA, apesar do MoU não tratar diretamente do tema, ele vai ajudar a consolidar o protagonismo do Brasil no projeto "Open Universe".


Imagens: Slides gentilmente cedidos pelo Dr. Ulisses Barres de Almeida (CBPF)


Para tratar desse tema, conseguimos o contato do Dr. Ulisses Barros de Almeida, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) um dos responsáveis pelo projeto. Segundo o Dr. Ulisses "o Open Universe é uma iniciativa da UNOOSA" que tem por objetivo "democratizar o acesso a dados astronômicos obtidos pelos diversos centros de pesquisa no mundo, disponibilizando-os em um formato padrão e já tratado para que todos que tenham interesse possam utilizá-los de forma livre".


O Dr. Ulisses informa ainda que "a proposta do Open Space é oriunda da Agência Espacial Italiana (ASI)", apresentada em 2016, mas que "o Brasil e a Itália são os principais arquitetos do programa", que deverá entrar em operação em breve.


A ideia do Open Universe é reunir os dados astronômicos, espalhados em diversas fontes de dados na Web, em um ou poucos repositórios de modo a torná-los acessíveis e disponíveis para todos.


Caso o leitor deseje conhecer um pouco mais sobre o Open Space, o Dr. Ulisses compartilhou conosco um link para um artigo de sua autoria tratando sobre o tema (aqui), além de uma apresentação:

Imagens: Slides gentilmente cedidos pelo Dr. Ulisses Barres de Almeida (CBPF)


Sem sombra de dúvidas o Open Universe é um projeto de alto impacto para a comunidade espacial, em especial a astronômica, motivo pelo qual desejamos que ele entre em operação


Visita a Autrospace


A Autrospace é uma associação de empresas e instituições dedicadas à tecnologia espacial. Segundo a nossa fonte, a visita a Austrospace será de grande importância para questões envolvidas com a exploração comercial do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no entanto não conseguimos mais detalhes sobre esse tópico.


O BS agradece aos seus colaboradores e ao nosso entrevistado, Dr. Ulisses, pela ajuda e esclarecimentos.


Saudações,


Rui Botelho

Brazilian Space

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom tarde Prof. Rui Botelho!

    O senhor nos trás aqui o que inicialmente nos parece boas notícias para o PEB e para a Astronomia brasileira, mas no que diz respeito aos tais MoUs que historicamente tem sido assinados anos a fio com vários players e países, tanto pelo MCTI, como por essa Agência de Brinquedo, não resultaram (com raras exceções ) em nada de concreto ou quase nada. Enfim... Vamos ver no que isso vai resultar. Parabéns pela matéria.

    Duda Falcão

    ResponderExcluir

Postar um comentário