China lança nove satélites a partir de plataforma marítima

Olá, leitor! 

 

Segue abaixo a nota notícia "China lança nove satélites a partir de plataforma marítima", publicada no site Olhar digital, no dia 15/09/2020.


Com uma meta ambiciosa a China continua lançando novos satélites de sua plataforma marítima. 


Esse lançamento também ocorre depois que lançamentos realizados de bases no interior do gigante asiático resultaram em quedas do primeiro estágio dos foguetes em regiões habitadas, o que provocou uma reação negativa da opinião pública mundial com a pouca preocupação da China com esse tipo de risco.


Vale o destaque que o sistema de lançamento do Longa March 11 entrega a origem militar do foguete, com uma ejeção do tubo por pressão, assim como ocorre nos sistemas de mísseis balísticos.

 

Saudações e boa leitura!


Rui Botelho
Brazilian Space

China lança nove satélites a partir de plataforma marítima

Só Estados Unidos e Rússia também são capazes de realizar esse tipo de operação; os satélites fazem parte de uma constelação que produzirá imagens da Terra até sete vezes por dia

Olhar digital 

Por Renato Mota

15 de Setembro de 2020 às 19h09


 
A China lançou nove satélites em um foguete Long March 11 a partir de uma plataforma oceânica no Mar Amarelo, na manhã desta terça-feira (15). Este foi o segundo lançamento marítimo do país (só os Estados Unidos e a Rússia também realizam esse tipo de operação) e 27º no ano, e ainda marcou a estreia das instalações portuárias em Haiyang.
 
Os nove satélites Jilin-1 Gaofen-03 de observação da Terra foram colocados em órbitas de aproximadamente 535 quilômetros, e serão utilizados no levantamento de dados para recursos terrestres, planejamento urbano, monitoramento de desastres e outros. Eles foram fabricados pela Chang Guang Satellite Technology (CGST) e pertencem à Academia Chinesa de Ciências.
 
O plano da CGST é construir uma constelação de 138 satélites capazes de gerar imagens de qualquer ponto da Terra cinco a sete vezes por dia. Seis dos nove satélites recém-lançados possuem resolução suficiente para retornar imagens detalhadas de objetos com menos de um metro de diâmetro. Os três últimos são satélites de vídeo.
 
O espaçoporto de Haiyang é o quinto centro de lançamento da China (três são situados no interior e ainda existe outro na costa). Os lançamentos no interior fazem com que os estágios dos foguetes caiam no solo - às vezes em áreas habitadas – enquanto os lançamentos marítimos buscam reduzir esses riscos. 
 
Fonte: Space.com

 

 

Comentários

  1. Cuidado com o Olhar Digital, eles passam umas noticias legais sobre tecnologia mas sobre ciência e espaço são muito sensacionalistas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raul! Obrigado pela preocupação. Já identificamos algumas notícias mau traduzidas, mas essa, especificamente, está ok.
      Abraço

      Excluir

Postar um comentário