NASA pode deixar de comprar vagas nas naves Soyuz
Olá, leitor!
Alguns canais de notícias internacionais e nacionais vem citando rumores de que a NASA poderia começar a deixar de utilizar a nave de transporte de pessoal Soyuz, da Rússia, para o transporte de astronautas americanos (e de outros países) para a Estação Espacial Internacional (ISS), já este ano ou no início do ano que vem.
Segundo os rumores, com o sucesso e confiabilidade demonstrados pela nave americana Crew Dragon, da SpaceX, e os menores valores cobrados pela empresa de Elon Musk, cerca de USD 55 milhões por astronauta, contra os USD 80 a 90 milhões cobrados pelos russos, a NASA estaria começando dar indícios que poderia cancelar reservas de assentos em voos partindo da Rússia.
Imagem: Forbes em https://www.forbes.com/sites/niallmccarthy/2020/06/04/why-spacex-is-a-game-changer-for-nasa-infographic/#5571f3911656 |
Devemos lembrar que, quando os russos levaram os primeiros turistas espaciais à ISS, no início dos anos 2000 a 2010, o valor do assento era de USD 20 milhões. Apesar da inflação e da desvalorização do dólar entre 2010 e 2020 ter sido de quase 20% (aqui), o que, teoricamente, faria o custo da voo subir para USD 23 a 25 milhões, desde que os Estados Unidos e os demais países se tornaram dependente dos russos para ir para a Estação Espacial Internacional, esse custo aumentou 4,5 vezes, ou seja, mais de 420% acima da inflação do período.
É lógico que os custos operacionais e a inflação do setor espacial podem ter sido maiores do que o mercado mundial em geral, mas, fica claro que a lei de mercado imperou forte nesse caso e os russos jogaram os preços para além da estratosfera, se aproveitando da situação.
O estatístico e jornalista Niall McCarthy (Twitter) já havia feito uma matéria para a Forbes, em 04 de junho deste ano, tratando desse tema e como a entrada da SpaceX nesse mercado iria mudar o jogo para a NASA (aqui).
Cabe destacar que o preço de USD 55 milhões que a SpaceX cobra para a NASA é um valor médio considerando um voo com, no máximo 4 astronautas. Como a Crew Dragon tem capacidade de levar até 7 pessoas, esse valor por astronauta pode, em teoria, diminuir para patamares de USD 30 a 40 milhões.
Portanto, com esses rumores, fica evidente que não existe nada melhor do que uma boa concorrência para reduzir custos e preços e aumentar a competitividade em qualquer setor da economia, inclusive o espacial. Mesmo que a NASA não cancele efetivamente os voos, ela agora tem um poder de barganha e não está mais nas mãos de um único provedor.
Eu (Rui Botelho), Ricardo Freire e Lucas Fonseca debatemos exatamente sobre essa questão no terceiro episódio no PEB (Podcast Espacial Brasileiro). Se você quiser saber mais, clique aqui para ouvir.
Imagem: Podcast Espacial Brasileiro em https://anchor.fm/peb-podcast-espacial/episodes/PEB-3---Crew-Dragon--Demo-2--SpaceX-e-New-Space-ejaebu. |
Saudações,
Rui Botelho
Brazilian Space
Fontes: New York Times, Canaltech, Forbes.
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