Equipe de Vitória da Conquista (BA) vence Hackathon Espacial da AEB

Olá, leitor!


Segue abaixo a nota "Equipe de Vitória da Conquista (BA) vence Hackathon Espacial da AEB", publicada no site Agência Espacial Brasileira (AEB), no dia 08/09/2020.


O BS cumprimenta os jovens vencedores pela conquista e AEB pela realização do evento!


Saudações,


Brazilian Space



Equipe de Vitória da Conquista (BA) vence Hackathon Espacial da AEB


AEB (Fonte)

Coordenação de Comunicação Social – CCS

Publicado em 08/09/2020 16h41 Atualizado em 08/09/2020 17h03


AEB (Fonte)


A equipe StrangerBots 404, de Vitória da Conquista, município da Bahia (BA), foi a vencedora do Hackathon Espacial da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A maratona virtual, realizada nos dias 5 e 6 de setembro, reuniu 93 equipes de diversos estados brasileiros, para uma experiência científica de controlar um robô em uma simulação de transporte de materiais para uma base lunar.


A equipe RoverMP conquistou o segundo lugar e a equipe IFSTARK garantiu a terceira colocação na maratona. Os nomes dos integrantes das três equipes serão gravados no CubeSat a ser desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que após ser lançado, será utilizado como retransmissor de sinal para auxiliar na busca de embarcações perdidas no município de Raposa-MA.


Para vencer a maratona, a equipe StrangerBots 404 utilizou um sistema de bússola que orientou o robô e ajudou encontrar a posição exata em relação ao obstáculo. A equipe StrangerBots 404 conquistou a primeira colocação na maratona ao cumprir a missão no tempo de 1 minuto e cinco segundos.


O hackathon virtual possibilitou aos participantes a experiência de controlar um robô inteligente. Para realizar a atividade foi preciso superar obstáculos utilizando um programa de controle. Para que a missão parecesse mais real, foi usado o simulador de robôs móveis sBotics. O sistema foi desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e hoje é utilizado pela Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).


De acordo com o membro da equipe StrangerBots 404, Gabriel de Paula Meira, para cumprir a missão e conquistar a primeira colocação também foi utilizada a técnica Controle Proporcional-IntegralDerivativo (PID), com essa técnica foi possível fazer vários cálculos, com o objetivo de atingir maior velocidade e mais precisão. Gabriel também destacou que o desafio fez perceber que essa experiência não é aplicada apenas em missões espaciais e pode estrar presente em indústrias e atividades que o ser humano não pode realizar.


O Hackathon Espacial fez parte a SBPC Jovem e Família, uma das atividades científicas da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).


Sobre a AEB


A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.


Coordenação de Comunicação Social – CCS

Comentários

  1. Olá galerinha de Conquista!

    Como baiano que sou, quero aqui parabenizar publicamente a todos vcs por esse grande triunfo. Parabéns vcs fizeram a diferença. Sucesso sempre.

    Abs

    Duda Falcão

    ResponderExcluir

Postar um comentário