NASA International Space Apps Challenge 2020: Inscrições ainda estão abertas!

Olá, leitor!


Também conhecido como Hackathon da Nasa, o NASA International Space Apps Challenge (aquié um evento criado pela agência espacial americana em 2012, que busca por soluções disruptivas e inovadoras para problemas do mundo e da humanidade.

Logo do evento
Imagem: https://2020.spaceappschallenge.org/

A edição 2020 é a 9ª ocorrência do evento que "reunirá", nos dias 02, 03 e 04 de outubro, jovens de 147 cidades do mundo para encarrar os desafios propostos e, por causa da COVID-19, será realizado totalmente on-line.

Uma grande experiência

Como testemunho pessoal, em 2019 estive presente na 2ª edição do evento aqui em Salvador, sob a coordenação geral de Leka Hatori (Representante Local da NASA), e posso asseverar que essa é uma experiência que todo jovem de 16 anos em diante, que gosta de ciências e de tecnologia, tem que vivenciar.

Segundo Leka o que queremos é "inspirar a colaboração, a criatividade, o pensamento crítico e o trabalho em equipe. Com isso fomentamos o interesse pelo nosso Planeta e pela ciência e exploração espacial em geral”.

E essa inspiração vem dando certo, pois, no evento de 2019, além da participação de mais de 400 jovens de Salvador e região, uma das equipes vencedoras na final mundial, a Cafeina (com o projeto Ocean Ride aqui), é oriunda da capital da Bahia.

Como o evento será 100% virtual, os participantes (inscritos para Salvador) acompanharão tudo gratuitamente pelo aplicativo Space&Terra, uma novidade desta edição, desenvolvido por Leka Hattori. “Neste novo contexto de eventos onlines, precisávamos de um ambiente digital exclusivo, onde a coordenação do evento e todos os mentores e apoiadores pudessem ter um ambiente de interação com os participantes", conta a Coordenadora.

Além de Salvador, o evento aqui no Brasil terá sua organização concentrada em outras 13 cidades (Clique em uma das cidades ou na opção evento universal para conhecer mais) *:

Inclusão

Aliás, é importante ressalvar que não precisa ser estudante de engenharia aeroespacial ou de outras engenharias e cursos de tecnologia para participar. Em verdade, os problemas abordados nos desafios propostos são multidisciplinares e precisam de visões de diversas áreas para serem solucionados.

É importante destacar que a organização tem também como objetivo estimular a maior participação feminina na ciência, tecnologia e empreendedorismo. Por isso, a expectativa da organização é de haja pelo menos 40% de mulheres participando este ano.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem feitas, até o dia 7 de setembro, nos links das cidades e do evento mundial destacados acima e, para Salvador, também por meio do site www.spaceappssalvador.com.

O Brazilian Space apoia esse e todos os eventos que estimulem a juventude a trabalhar com as ciências em geral, principalmente as espaciais, e deseja que o NASA International Space Apps Challenge 2020 seja tão bem sucedido como nos anos anteriores.

Rui Botelho
(Brazilian Space)

* Trecho de código html com as localidades no Brasil, adaptado pelo BS a partir código original do site oficial do evento em https://2020.spaceappschallenge.org/locations/ com filter = Brazil,

Comentários