AEB Publica Edital de Chamamento Público Para Apoio ao Programa Microgravidade

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (11/09) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)” destacando que a Agência publicou Edital de Chamamento Público para apoio ao Programa Microgravidade.

Brazilian Space

AEB Publica Edital de Chamamento Público Para Apoio ao Programa Microgravidade

Coordenação de Comunicação Social - CCS
Publicado em 11/09/2020 09h11

A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou edital de Chamamento Público, nesta quarta-feira (09.09), para apoio à realização do voo suborbital do Programa Microgravidade e desenvolvimento das tecnologias associadas.

A finalidade do Chamamento Público é a seleção de propostas para a celebração de parceria com a AEB, por meio de Termo de Fomento, para finalidade de interesse público e recíproco que envolve a transferência de recursos financeiros à organização da sociedade civil.

De acordo com o edital, o Termo de Fomento terá por objeto a concessão de apoio à Administração Pública Federal para execução do Programa Microgravidade, incluindo o suporte técnico operacional para execução de projetos com vistas à realização de pesquisas científicas e desenvolvimento. Esse convênio permitirá a conclusão do projeto da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), a partir da escolha da instituição que definirá a empresa a construir o banco de controle para o PSM.

De acordo com o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento (DSAD/AEB), Paulo Barros, essa contratação permitirá ao Brasil possuir sua própria plataforma suborbital de microgravidade, excluindo assim a dependência de outros países. “É importante salientar que a partir de suas qualificações, o Brasil poderá fornecer esse serviço de teste de experimentos suborbitais não só à comunidade brasileira, como também para quaisquer outros países”, concluiu o diretor.

As propostas serão recebidas pela plataforma +Brasil por 30 dias a partir da data de publicação. Clique aqui para conferir o edital. 

Sobre a AEB 

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB) - http://www.aeb.gov.br


Comentário: Pois é amigo leitor, o projeto da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM) citado na chamada acima é de estrema necessidade para a nossa autossuficiência espacial no que diz respeito a lançamentos suborbitais de experimentos científicos e tecnológicos em ambiente de microgravidade, e infelizmente hoje tornou-se uma das maiores novelas do Programa Espacial governamental (se arrasta desde 2007). Quiçá essa chamada dessa agência de brinquedo venha mesmo resolver este problema, vou ficar na torcida, porém com grande dúvidas quanto ao seu êxito.

Comentários