E Lá Vamos Nós de Novo de Lugar Algum Para Lugar Nenhum

Olá leitor!

Segue abaixo um artigo escrito pelo fundador e ex-editor do Brazilian Space, Duda Falcão.

Esse artigo trata de uma análise e opinativo sobre informações recebidas pelo Duda (de fontes dele), sobre a visita do Ministro Marcos Pontes a Autrospace, no último dia 25/09/2020.

Cabe destacar que a editoria do Brazilian Space encoraja e mantém o canal aberto para que todos que tenham informações e opiniões, sobre qualquer tema ligado ao espaço e ao Programa Espacial Brasileiro (PEB), possam publicar artigos ou resenhas autorais no nosso blog.

Saudações,

Rui Botelho
Brazilian Space

E Lá Vamos Nós de Novo de Lugar Algum Para Lugar Nenhum

Duda Falcão*

O Brazilian Space postou recentemente (veja aqui) uma notícia sobre a atuação do Ministro Marcos Pontes, que está em viajem oficial a Viena (Áustria), onde entre outras coisas teria assinado mais um desses ‘MoU - Memorandum of Understanding - Memorando de Entendimento’, para assim promover a Cooperação, Exploração e o Uso Pacífico na Área Espacial, e que durante a viajem estaria também agendada uma visita a “Autrospace” (associação de empresas e instituições dedicadas à tecnologia espacial da Áustria).

Pois então, segundo a fonte consultada pelo BS, esta visita do Ministro Marcos Pontes a Austrospace seria de grande importância para questões envolvidas com a exploração comercial do Centro Espacial de Alcântara (CEA), será mesmo???? Bom leitor, eu não sei e pra ser sincero tenho cá minhas dúvidas, e só o tempo poderá respondê-las com propriedade.

Como todos sabem, estou afastado do Blog e assim pretendo permanecer, apesar de sempre está colaborando com a nova editoria do BS enviando notícias, e como também vez ou outra conversando com alguns profissionais do setor que tenho consideração e respeito mútuo.

Estava eu quieto no meu canto, cuidando da minha vida, quando via WhatsApp recebi da assessoria do ministro a nota abaixo sobre a sua visita a tal “Autrospace”, acompanhada de um vídeo. 

“BOA NOITE
 
É muito difícil para um país fazer atividades espaciais sozinho, por isso a cooperação é tão importante”, afirma Hans Steiner, diretor-executivo da AUSTROSPACE, associação de empresas austríacas do setor espacial.
 
Em mais um compromisso em Viena, tive a oportunidade de fortalecer os laços de cooperação entre empresas brasileiras e austríacas, criando a possibilidade de novos negócios e tecnologia para ambos os países. Confira o vídeo.
Abraços espaciais!”


Pois bem leitor, sinceramente quero mesmo aqui acreditar nas boas intenções do ministro e na competência de sua equipe de assessores, mas confesso leitor que há cada dia que passa a minha decepção só faz aumentar, pois esses jogos genéricos de cena político não acrescenta e nunca acrescentarão nada. Se não vejamos:
 
Porque será que o Ministro Marcos Pontes tem sempre agendas externas com instituições como essa AUSTROSPACE (nada contra e tem de ter mesmo, porém só com a casa arrumada, coisa que não está) e sequer agendou ainda um encontro com as lideranças da Startups espaciais do país??????? Tempo para conversar com os gringos tem, até tirar fotos, assinar documentos fantasiosos, entre outras coisitas a mais...
 
Leitor, jamais teremos um programa espacial significativo com outros países enquanto o PEB continuar no caminho que está seguindo. Infelizmente nada de concreto foi feito para resolver os graves problemas do nosso "Patinho Feio" em quase dois anos de governo, o programa é uma completa bagunça e para piorar, sequer dão espaço político a aqueles poucos que ainda realizam algo de verdade e de produtivo dentro dessa joça.
 
Pois é leitor, vou ficando por aqui, e vou demorar um pouco a postar outro artigo, pois além de estar enojado como toda essa leotria do Ministro Marcos Pontes, a verdade é que como podemos notar, tudo continua como antes no quartel de Abrantes. Lamentável! 
 
 
*Duda Falcão - 
É fundador e ex-editor do Brazilian Space e um dos maiores conhecedores, incentivadores e críticos do Programa Espacial Brasileiro (PEB). Com envolvimento na área de cinema e de teatro na Bahia, está atualmente esperando a volta pós-covid para dar andamento em projetos de produções cinematográficas regionais, porém continua atento e com muitos contatos no segmento espacial, além de continuar (vez por outra) escrevendo e comentando sobre o tema.

Comentários