AEB abre inscrições para 1º Workshop de Foguetes Online

Olá, leitor!


Segue abaixo a nota "AEB abre inscrições para 1º Workshop de Foguetes Online", publicada no site da Agência Espacial Brasileira no dia 08/09/2020.


Essa pode ser uma boa oportunidade para os grupos de foguetes experimentais brasileiros.


O que causa estranheza é a ausência de representantes da BAR, da COBRUF e LASC e de outras instituições representativas dos foguetesmodelistas como membros participativos do Workshop, já que o termo (workshop) significa oficina e pressupõe, colaboração e mão na massa e não somente exposição unilateral, como o formato de palestras (im)proposto.


Outra lacuna é a falta do tema da regulamentação da atividade de foguetes experimentais no Brasil, que poderia ser feita por portaria pela a AEB e, se fosse o caso, uma portaria conjunta da AEB com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o DAC, dada as sobreposições de competências nesse tema.


Com esse formato, imaginamos que a AEB pasteurizou as solicitações da comunidade de foguetes modelismo, sem mais discussões e vai juntar tudo com um "cala boca" de recursos, para aqueles mais afoitos por uma verbinha pública amiga, sem se preocupar em tratar as questões mais estruturantes como a regulamentação (com ou sem a ANAC).


Ai cabe a comunidade se satisfazer com verba e permanecer mais 30 ou 40 anos sem ter sua atividade oficializada pelos entes governamentais responsáveis.


Vamos ver aonde isso vai dar...


Saudações,


Brazilian Space



AEB abre inscrições para 1º Workshop de Foguetes Online


EM PARCERIA COM FUNCATE, CVT-ESPACIAL, AVIBRÁS E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, OS WORKSHOPS SERÃO NOS DIAS 25 DE SETEMBRO E 2 DE OUTUBRO


AEB (Fonte)

Coordenação de Comunicação Social - CCS

Publicado em 08/09/2020 17h53 Atualizado em 08/09/2020 17h55


WS_foguete.png
Imagem: AEB


Nos dias 25 de setembro e 2 de outubro, a AEB realizará o 1º Workshop de Foguetes Online. Os eventos serão realizados pela Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Fundação de Apoio para Projetos de Pesquisa de Ciência e Tecnologia Espacial (Funcate), Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E), Avibrás e professores do IFRN, ITA, UERJ e da Universidade Técnica de Lulea.

No primeiro dia serão apresentados o Programa Espacial Brasileiro e conteúdos básicos de foguetes, como o histórico de foguetes no Brasil e no mundo. Palestrantes convidados também falarão sobre a carreira espacial no Brasil e competições de foguetemodelismo.

O objetivo é conectar alunos, professores e profissionais interessados, para que incluam os temas no dia-dia e desenvolvam projetos voltados a área. No período vespertino do dia 25/09, está agendada uma atividade "Mão na Massa" com o desenvolvimento de foguetes de garrafa pet e circuitos para altímetro. O objetivo é incentivar os participantes a produzirem seus próprios foguetes para competições.

O segundo dia do workshop é inteiramente dedicado às equipes de foguetes experimentais em nível universitário. O objetivo principal é incentivar os alunos a buscarem projetos de foguetes cada vez mais complexos e de maior performance, através do contato com equipes mais experientes, com professores e profissionais da área.

Programação - 1º dia:


Programação - 2º dia:


O tema central do dia é promover uma maior compreensão sobre projetos de veículos lançadores, segurança em ensaios e lançamentos. Pela manhã serão apresentadas palestras sobre: New Space para veículos lançadores; tipos de propulsão química; foguetes de maior desempenho; futuro dos centros de lançamento no Brasil e topologia de missões espaciais.

Pela tarde, serão lançadas as Normas de Segurança e Boas Práticas para Operação e Lançamento de Foguetes Amadores e o Anúncio de Oportunidade de Apoio aos Grupos de Foguetes Experimentais, que contemplará projetos de foguetes universitários e projetos de bancada para motores de propulsão sólida e híbrida.

O workshop será ministrado por servidores e colaboradores da AEB, FUNCATE, CVT-Espacial, Avibrás e professores do IFRN, ITA, UERJ e da Universidade Técnica de Luleå. Para se inscrever, acesse o link.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.


Comentários

  1. Pois é Prof. Rui! Espero mesmo que a Comunidade de Foguetemodelismo do país se una em torno de uma só bandeira em prol desta regulamentação.Vou ficar na torcida.

    Abs

    Duda Falcão

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma dúvida, já fiz a inscrição tem algum tempo, e até agora não recebi um "e-mail de confirmação" ou um e-mail com o link/plataforma onde ocorrerá as lives do workshop.
    Não encontrei nada sobre isso na página e simplesmente não consigo entrar em contato com eles, nem pelo telefone (que da como inexistente), nem pelo e-mail (que também da como inexistente).

    Alguém poderia me dar uma luz sobre esse assunto?

    At.Te: Gabriel

    ResponderExcluir

Postar um comentário