AEB realiza reunião com ANA e ANEEL sobre constelação de nanossatélites

Olá, leitor!


Segue abaixo a nota "AEB realiza reunião com ANA e ANEEL sobre constelação de nanossatélites", publicada no site da AEB, no dia 26/09/2020.


O interessante é que parece que a Agência Espacial Brasileira (AEB) está começando a acordar para a realidade do mundo e para a gigantesca demanda reprimida nacional em sistemas espacial.


Antes de ir para a AEB como Tecnologista concursado era, e reassumi depois que voltei de lá, servidor de uma empresa de saneamento. Vivia falando dentro da AEB da necessidade de sistemas espaciais para dar suporte ao Sistema Nacional de Barragens e que a Agência Nacional de Águas (ANA), que fica do lado do prédio da AEB no Setor Sul de Brasília, poderia necessitar e formar um consórcio, junto com as empresas de saneamento, para financiar uma constelação de satélites para essa, e para outras, atividades.


Pasmem que quando, de ousado, fui (junto com mais um colega da AEB) a ANA fazer uma "visita", como quem não quer nada (ou seja, extraoficialmente), para saber das demandas do setor de águas e saneamento, encontrei um pesquisador francês por lá e ele estava representando o CNES (o Inpe da França) em uma parceria com a ANA, em termos de sistemas espaciais.


Parece brincadeira que, a menos de 50 metros da ANA estava a AEB e eles estavam trabalhando com os estrangeiros para resolver as demandas deles e do nosso País no setor de águas e saneamento.


Depois que ganhei a confiança de algumas pessoas e perguntei porque não faziam parcerias com a AEB, elas responderam: "Esse pessoal daí é muito conversador e enrolado. Já tentamos fazer várias coisas junto com a AEB, com dinheiro em caixa e tudo, mas não saía nada além de conversas e reuniões.".


Tomara que agora as coisas saiam do papel.

 

Rui Botelho

Brazilian Space 

AEB realiza reunião com ANA e ANEEL sobre constelação de nanossatélites


Coordenação de Comunicação Social – CCS

26 de Setembro de 2020 às 08h45
 
Fonte: www.gov.br/aeb
 
No intuito de fomentar o atendimento de demandas públicas, com serviços que possam ser atendidos por sistemas espaciais versáteis e enxutos, de menor custo como as constelações de nanossatélites, a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realizou uma reunião, nesta quarta-feira (23.09), com a Agência Nacional de Águas (ANA), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD).
 
De acordo com o diretor de Governança do Setor Espacial (DGSE/AEB), Cristiano Augusto Trein, a reunião faz parte de um plano de reuniões para fomentar uma constelação brasileira de nanossatélites, para atender a interesse de diversas entidades.
 
Trein explica que “é um esforço que a AEB faz na interlocução e na articulação de diversos órgãos da administração pública em prol da constelação. A ideia é que trabalhemos de forma complementar e atendamos a diversas agendas setoriais do país, que inclui a questão de recursos hídricos, setor elétrico, previsão meteorológica e agricultura”, afirmou o diretor. 
 
Destaca-se a presença do diretor da ANA, Marcelo Cruz e do chefe de gabinete do diretor-geral da ANEEL, Rodrigo Coelho. Esse é o terceiro evento do plano de reuniões. O primeiro foi realizado entre AEB, CENAD e CPTEQ; e o segundo entre AEB, CENAD E CEMADEN.


Comentários

  1. O INPE-CRN de Natal-RN, projetou um transponder compatível com o SBCDA. Agora está nos últimos testes do EDC, no caso o EDC não tem transmissor próprio, utiliza o canal de serviço do satélite para mandar os dados recebidos.
    O CCSL do IFRN fez uma plataforma de coleta de dados que está em fase de transferência para a indústria.
    A Nortronic em Natal-RN também tem uma plataforma de coleta de dados, com uma arquitetura diferente.
    Nos próximos anos Natal não era conhecida apenas pelo CLBI, mas como polo no desenvolvimento de RF para o setor aeroespacial.

    ResponderExcluir

Postar um comentário