Vazamento de ar na ISS faz tripulação "acampar" de novo em módulo russo

Olá, leitor! 

 

Segue abaixo a notícia "Vazamento de ar na ISS faz tripulação "acampar" de novo em módulo russo", publicada no site UOL, no dia 26/09/2020.


Por mais que as agências neguem, essa é uma situação preocupante que envolve a segurança da tripulação.


No artigo "As boas vindas às estações espaciais e hotéis privados" (leia aqui) nós discorremos sobre o estado da ISS e do quanto vem se prorrogando a sua aposentadoria.

 

Saudações e boa leitura!


Rui Botelho
Brazilian Space

Vazamento de ar na ISS faz tripulação "acampar" de novo em módulo russo

UOL
Por Bruna Souza Cruz, Marcelle Duarte
26 de Setembro de 2020 às 10h24
 
Módulo de Serviço Zvezda foi lançado para o espaço em 2000 pelos Russos - Nasa
Fonte: uol.com.br/NASA
 
Os astronautas e cosmonautas que vivem na Estação Espacial Internacional (ISS) terão novamente que ficar confinados no módulo russo neste final de semana. A tripulação segue em mais uma etapa de investigação de um vazamento de ar acima do esperado. Em agosto, um procedimento parecido foi realizado.
 
Segundo a Nasa (agência espacial norte-americana), todas as escotilhas da ISS serão fechadas para que os controladores da missão consigam monitorar novamente a pressão do ar em cada módulo com o objetivo de localizar a fonte do vazamento.
 
O norte-americano Chris Cassidy, comandante da missão pela Nasa, está na estação espacial com os cosmonautas russos Ivan Vagner e Anatoly Ivanishin, da Roscosmos, desde abril deste ano.
 
De acordo com a Nasa, não há riscos para a tripulação. Eles utilizarão detector de vazamento ultrassônico para investigar o problema. Da Terra, as equipes de controle darão o suporte para a tripulação. Caso seja necessário algum reparo, os controladores poderão usar a telemetria (monitoramento e controle remoto) da pressão de cada um dos módulos para consertá-lo.
 
"Os Centros de Controle de Missão de Moscou e Houston vêm rastreando um pequeno vazamento de ar há vários meses. Algumas semanas atrás, nossa equipe isolou-se no segmento russo de Space Station e fechou o maior número de escotilhas possível para identificar a localização do vazamento", publicou Cassidy no Twitter.
 
"Até agora não tivemos sorte em encontrar a fonte, mas vamos tentar novamente neste fim de semana. Não há dano ou risco para nós como a tripulação, mas é importante encontrar o vazamento", completou.
 
Na primeira investigação do vazamento de ar, realizada em agosto, os três seguiram os mesmos protocolos. Fecharam todas as escotilhas internas da ISS e se direcionaram para o módulo de serviço Zvezda, com a nave Progress MS-15. A tripulação ficará "acampada" no mesmo local neste final de semana.
 
É comum que a Estação Espacial deixe escapar um pouco de ar, mas a taxa anda acima do normal desde setembro de 2019 —e tem aumentado ligeiramente. 
 
De acordo com a Nasa, este antigo vazamento ainda não foi solucionado devido a outras prioridades na rotina da estação, como manutenção de equipamentos, caminhadas espaciais, chegada de naves de carga e idas e vindas de astronautas.
 
Após o retorno dos norte-americanos Robert Behnken e Douglas Hurley à Terra, no dia 2, restam apenas três tripulantes na estação. Em outubro, uma nova missão tripulada da Nasa, em parceira com a SpaceX, deve levar mais quatro astronautas, incluindo uma mulher, à ISS: Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, dos Estados Unidos, e Soichi Noguchi, do Japão.

Em 2018, houve um sério vazamento de oxigênio na ISS, devido a uma perfuração no casco de uma espaçonave russa Soyuz MS-09. Os astronautas tiveram de tapá-lo, provisoriamente, com fita adesiva. Não ficou claro o que causou o buraco: primeiro, foi cogitado o impacto de um pequeno meteoro; depois, a Roscosmos disse que o problema foi causado por acabamento de baixa qualidade ou até sabotagem.
 
 
 

Comentários