AEB e MCTI Realizam Primeira Reunião da Comissão de Desenvolvimento Integrado Para o Centro Espacial de Alcântara

Olá, leitor! 

Segue abaixo uma nota postada ontem (03/09) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)” destacando que a Agência e o MCTI realizaram a Primeira Reunião da Comissão de Desenvolvimento Integrado Para o Centro Espacial de Alcântara.

Brazilian Space

AEB e MCTI Realizam Primeira Reunião da Comissão de Desenvolvimento Integrado Para o Centro Espacial de Alcântara 

Coordenação de Comunicação Social - CCS
Publicado em 03/09/2020 - 18h48 
Atualizado em 03/09/2020 - 18h49


O Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura conduziram, na quarta-feira (02/09), a primeira Reunião da Comissão de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA).

Também participaram do encontro, o Diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB, Cristiano Trein, e representantes do Ministério da Defesa (MD), do Ministério da Infraestrutura (Minfra), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), da Secretaria Geral da Presidência da República (SGPR), do Comando da Aeronáutica (COMAER) e da Advocacia – Geral da União.

A reunião teve como finalidade principal iniciar as atividades da CDI-CEA. Na ocasião, definiu-se o cronograma de atividades da Comissão para 2020, e o escopo do Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA).

Presidida pelo ministro Marcos Pontes e coordenada pelo diretor da AEB, Cristiano Trein, a CDI-CEA foi instituída pelo Decreto Nº 10.458, de 13 de agosto de 2020, publicada do Diário Oficial da União, no dia 14 de agosto.

Tem a finalidade de promover iniciativas relacionadas com o desenvolvimento do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão e entre suas atribuições está a elaboração do PDI-CEA.

O Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara visa propor a estratégia de implantação do CEA e as alternativas para a alcançar este objetivo, por meio de projetos e iniciativas com foco no desenvolvimento socioeconômico e na infraestrutura para a região de Alcântara (MA) e entorno; com vistas ao atendimento das necessidades do Programa Espacial Brasileiro.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB) - http://www.aeb.gov.br

Comentários