Imagens Mostram Que Ultima Thule Tem Formato Ainda Mais Bizarro do Que Sabíamos

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (08/02) no site do “Canaltech” destacando que novas imagens da NASA do objeto ‘Ultima Thule’ mostram que ele tem um formato ainda mais bizarro do que já se sabia.

Duda Falcão

CIÊNCIA – ESPAÇO

Imagens Mostram Que Ultima Thule Tem
Formato Ainda Mais Bizarro do Que Sabíamos

Por Patrícia Gnipper
Canaltech
08 de Fevereiro de 2019 às 23h40
Fonte: NASA

O objeto transnetuniano 2014 MU69, ou Ultima Thule, recebeu a visita da sonda New Horizons no primeiro dia de 2019. O rápido sobrevoo, contudo, nos renderá 20 meses de dados recebidos, e a NASA já revelou que o objeto tinha o fomato parecido com o de um boneco de neve, girando como uma ampulheta espacial. Contudo, uma nova imagem que acabou de chegar mostra que o formato de Ultima Thule é ainda mais bizarro do que sabíamos.

O objeto está a 6,5 bilhões de quilômetros da Terra, e a primeira foto em boa resolução que a NASA processou confirmava o formato de boneco de neve de Ultima Thule. Mas a foto mostrava apenas uma face do objeto: a nova imagem revela que, quando visto "de lado", o objeto é mais estreito, com seus lóbulos sendo um tanto quanto achatados. "O lobo maior lembra mais uma panqueca gigante, e o lobo menor tem a forma de uma noz amassada", explica a NASA.

(Imagem: NASA)
A antiga concepção de Ultima Thule acima de como
o objeto deve se parecer de verdade.

Para Alan Stern, principal investigador da missão New Horizons, "seria mais próximo da realidade dizer que o formato de Ultima Thule é como uma panqueca, mas o mais importante é que as novas imagens estão criando enigmas científicos sobre como tal objeto deve ter se formado".

De qualquer maneira, ainda há muito a descobrir sobre Ultima Thule, ainda que a New Horizons tenha feito somente um sobrevoo e já esteja longe do objeto no momento. Novas imagens e dados chegarão até meados de 2020, e a NASA terá em mãos muita informação para desvendar ainda mais mistérios do peculiar MU69, que provavelmente é um objeto remanescente da formação do Sistema Solar.



Fonte: Site do Canaltech - https://canaltech.com.br

Comentário: Bizarro leitor e a NASA como também outras agencias espaciais do mundo começaram muito bem o ano de 2019 com grandes descobertas, isto fruto do dinamismo, trabalho sério, engenhosidade, motivação e compromisso politico com que conduzem suas atividades espaciais, sendo a NASA ainda o carro chefe, mas seguida pela CNSA, ESA, JAXA e ISRO. Simplesmente sensacional, quem dera a nossa AEB estivesse neste grupo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial