Sonda Japonesa Já Está no Asteroide Ryugu Para Desvendar Origem do Sistema Solar

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada ontem (22/02) no site do Sputnik News Brasil destacando que a sonda japonesa ‘Hayabusa 2’ já está pousada no ‘Asteroide Ryugu’ para desvendar origem do Sistema Solar.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Sonda Japonesa Já Está no Asteroide Ryugu Para Desvendar Origem do Sistema Solar (FOTOS)

Sputnik News Brasil
22/02/2019 - 06:35

© REUTERS / Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial

A missão espacial com uma sonda japonesa pode, em breve, trazer amostras de um asteroide para a Terra e, assim, lançar luz sobre a origem do nosso Sistema Solar.

A sonda Hayabusa 2, da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA, na sigla em inglês) alcançou o asteroide Ryugu e pousou na superfície do corpo celeste para recolher amostras e, em seguida, trazê-las para a Terra.

A JAXA lançou sonda ao espaço em 3 de dezembro de 2014. Está previsto que a espaçonave regresse para a Terra com exemplares da rocha do asteroide em 2020.

© REUTERS / Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial
Espaçonave Hayabusa 2 vista após pouso na
superfície do asteroide Ryugu.
Animação da sonda japonesa Hayabusa 2 na
superfície do asteroide Ryugu.
Superfície do asteroide Ryugu, fotografada pela
sonda da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial
(JAXA, na sigla em inglês).

Quanto a detalhes da missão, em 21 de setembro do ano passado, a sonda enviou dois rovers (jipes) para a superfície do asteroide, tornando-se a primeira a conseguir algo parecido.

Entre os objetivos da missão, cujo valor é estimado em US$ 272 milhões é determinar se os elementos do espaço contribuíram para o surgimento de água e vida em nosso planeta. Segundo creem os astrônomos, esse tipo de asteroides contem materiais pristinos do Sistema Solar — uma combinação de minerais, gelo e também os elementos orgânicos capazes de interatuar entre si.

A sonda Hayabusa 2 é equipada com diferentes instrumentos científicos, entre os quais há painéis solares, sensores, câmeras, um espectrômetro infravermelho e um sistema LIDAR (dispositivo que permite determinar a distância entre um emissor de laser e um objeto em superfície). Além do mais, possui um robô que pode captar imagens em múltiplas longitudes de onda, investigar minerais com microscópio e medir a temperatura superficial e campos magnéticos.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Pois é, veja como o ano começou maravilhosamente bem para a pesquisa em astronomia espacial, são o chineses, europeus, israelenses, americanos e agora os japoneses. Precisamos entrar nessa corrida, o tempo está passando e o Brasil continua brincando de fazer programa espacial.

Comentários