Asteroide Eclipsará Estrela Mais Brilhante do Céu Noturno na América Latina Hoje à Noite

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (18/02) no site do Sputnik News Brasil destacando que asteroide eclipsará estrela mais brilhante do céu noturno na América Latina hoje à noite.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Asteroide Eclipsará Estrela Mais Brilhante do
Céu Noturno na América Latina Hoje à Noite

Sputnik News Brasil
18/02/2019 - 06:39
Atualizado 18/02/2019 - 06:43

© REUTERS / Jon Olav Nesvold/NTB scanpix

Na noite desta segunda-feira (18), a estrela dupla Sirius, que é o corpo celeste mais brilhante no céu noturno, poderá ser vista em algumas partes da Terra, enquanto um pequeno asteroide passará por ela, tampando seu brilho.

De acordo com pesquisadores, o fenômeno entre a estrela dupla e o asteroide se chama ocultação. O asteroide tampará a luz de Sirius por 1,8 segundo, deixando-a completamente apagada por 0,2 segundo, comunicaram os astrônomos Bill Merline, do Instituto de Pesquisas do Sudoeste (Texas, EUA), e David Dunham, da empresa KinetX Aerospace, em artigo, publicado no site dedicado ao fenômeno.

O eclipse poderá ser visto em partes do sul da Argentina e do Chile, na América Central e no Caribe no fim da noite desta segunda-feira (18).

No site se pode ver também uma série de mapas úteis que mostram o caminho da sombra. Segundo os astrônomos, uma pessoa na posição correta tem um intervalo de tempo muito pequeno para ver a ocultação completa — 1,8 segundo.

De acordo com pesquisadores, Sirius é tão brilhante que é difícil localizar seus movimentos exatos. Merline e Sunham recomendam para quem estiver interessado a acompanhar a passagem do asteroide pela estrela dupla filmar o evento 60 segundos antes e depois do tempo indicado, levando em conta possíveis erros de cálculo.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentários