Talento Sertanejo Cursará Engenharia Aeroespacial em SC

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (03/02) no “Blog do Nill Júnior”, destacando que um jovem sertanejo de 17 anos da cidade de Itapetim (PE), localizada no Sertão do Pajeú, vai cursar Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal de Santa Cantarina (UFSC).

Duda Falcão

Notícias

Talento Sertanejo Cursará
Engenharia Aeroespacial em SC

Publicado por Nill Júnior
Por João Paulo Pereira
reporterdosertao.com
3 de fevereiro de 2019


José Rian Viana Vasconcelos, de 17 anos, natural de Itapetim, no Sertão do Pajeú, tem motivos de sobra para comemorar o resultado obtido no Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Rian foi aprovado em duas universidades federais da região Sul do país para cursar Bacharelado em Engenharia Aeroespacial.  O estudante passou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Rio Grande Sul, mas foi na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Joinville, onde o fera sertanejo alcançou o 1º lugar e vai dar início a um sonho que ele carrega desde criança.

“Tudo começou desde pequeno eu sempre fui apaixonado pela aviação, sempre gostei de construir e desmontar objetos para ver como funcionava. A aviação foi algo que sempre esteve comigo”, disse Rian.

Aos oito anos de idade, o futuro engenheiro aeroespacial já demonstrava o seu amor pela aviação, quando começou a construir aeronaves de brinquedo utilizando isopor. Aos 11 anos fabricou um pequeno avião que consegue voar com auxílio de um controle remoto.

Rian é filho da técnica de enfermagem Edilene Vasconcelos e concluiu o ensino médio ano passado na Escola Técnica Estadual Célia Siqueira em São José do Egito. Em 2018, o jovem ganhou medalha de ouro na XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada em escolas de todo Brasil no mês de maio.

Também foi um dos participantes do Programa Ganhe o Mundo do Governo do Estado e passou uma temporada no Canadá.

O curso escolhido por Rian ainda é recente no Brasil, estando disponível em poucas universidades do país. As dificuldades financeiras para seguir adiante abriu caminho para a solidariedade dos amigos e familiares, que unidos ajudaram nas despesas com passagens e hospedagem na cidade catarinense de Joinvile, local da nova moradia do pernambucano pelos próximos quatro anos.

“Agradeço primeiramente a Deus, depois a minha família que sempre esteve ao meu lado e me deu suporte para chegar a essa conquista, e a todos que me ajudaram. Os itapetinenses mostraram que minha família é muito maior do que eu imaginava. Sem a contribuição de todos, eu não iria conseguir ir pra lá, porque o curso que eu quero é novo no Brasil e não está disponível em muitas faculdades. Todas são longe aqui de onde eu moro”, agradeceu.

Quando garoto, já demonstrava habilidades.

Acompanhado da mãe, Rian saiu de Itapetim neste sábado (02) para Recife e na manhã deste domingo (03), viajou do Aeroporto Internacional dos Guararapes até Curitiba no Paraná. Da capital paranaense, o jovem pega um ônibus até Joinville e deverá se apresentar na faculdade nesta segunda-feira (04).

O curso de Engenharia Aeroespacial tem como objetivo formar profissionais capacitados a projetar, construir e realizar manutenção e inspeções necessárias em veículos espaciais: satélites, lançadores suborbitais, foguetes, helicópteros e aviões.

Essa área também está relacionada ao gerenciamento das atividades que ocorrem no espaço e aos sistemas de coordenação do tráfego aéreo.


Fonte: Blog do Nill Júnior - http://nilljunior.com.br

Comentário: Confesso que por essa primeira foto não consigo enxergar esse jovem com 17 anos, parece-me mais um menino de uns 12 anos no máximo. Acho que estou ficando velho, rsrsrsrsrsrs. Porém, veja como as atividades deste garoto junto a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) foi importante para moldar a decisão dele. Que bom, o Blog BRAZILIAN SPACE deseja ao jovem José Rian Viana Vasconcelos sucesso e que seja exitoso no seu intento de se tornar um Engenheiro Aeroespacial. Lembre-se, o Brasil precisa de você. Sucesso garoto.

Comentários