IEAv Recebe da Orbital Engenharia Projeto Detalhado do Motor Scramjet 14-X S
Olá leitor!
Segue uma nota postada recentemente no site do Instituto de
Estudos Avançados (IEAv) destacando que o instituto recebeu da Orbital Engenharia o projeto detalhado do Motor Scramjet 14-X S.
Duda Falcão
O Sonho do Motor Hipersônico Mais Perto
do Que Nunca!!! IEAv Recebe Projeto
Detalhado do Motor Scramjet 14-X S
IEAv – Instituto de Estudos Avançados
Na segunda semana de janeiro de 2019, a empresa Orbital
Engenharia completou a última fase contratual relativa à entrega da
Documentação do Projeto Detalhado do Demonstrador Tecnológico Scramjet 14-X S,
para fins de integração com um veículo acelerador hipersônico.
No mês de fevereiro, a contratada deverá se reunir
com especialistas do próprio IEAv, além de outros do Instituto de
Aeronáutica e Espaço (IAE), do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), do
Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do Departamento de Ciência
e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), para Revisão desse Projeto Detalhado
(CDR), avaliando e ratificando as informações lá existentes.
“Finalmente estamos a ponto de dizer que alcançamos o
estado esperado, como projetado, de todos os subsistemas do demonstrador
Scramjet 14-X S, os quais ainda vão ser revisados na CDR, a fim de que então
possamos iniciar a fabricação, qualificação e integração, o que ocorrerá ainda
este ano de 2019”, comenta o gerente do projeto 14-X, Dr Israel Rêgo, da EAH do
IEAv.
Para o Cel Av Lester de Abreu Faria, Diretor do IEAv,
“Estamos cada vez mais perto de romper essa barreira tecnológica da propulsão
hipersônica, que hoje é diferencial no mundo! Com a superação dessa etapa, o
Brasil se coloca entre as maiores e mais desenvolvidas potências mundiais,
dando a demonstração de que o domínio de alta tecnologia e de tecnologias
disruptivas fazem parte de nossas capacidades e competências!”
Em 2020, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará o
primeiro ensaio em voo para demonstração e operacionalização da tecnologia de
propulsão hipersônica aspirada (Scramjet), a qual se reveste de ser uma
tecnologia crítica com aplicação dual: Civil e militar.
Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)
Comentário: Bom leitor, essa notícia é muito boa e vou
ficar na torcida para que esse prazo de 2020 seja realmente cumprido. Entretanto, é
preciso salientar para aqueles leitores com menos conhecimento de que esse voo não
será ainda o do 14-X Waverider, e sim o de uma das variações deste projeto em
desenvolvimento pelo IEAv/Orbital. Eu diria um dos passos anteriores para se
chegar ao Waverider que, segundo foi noticiado, só irá voar em 2021.
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