Astrônomos Estão a Pedir às Crianças Para os Ajudarem a Entrar em Contato Com Extraterrestres

Olá leitor!

Uma curiosa notícia foi postado ontem (23/02) no website português “ZAP -aeiou” destacando que astrônomos do “Observatório de Arecibo”, em Porto Rico, estão a pedir às crianças para os ajudarem a entrar em Contato com Extraterrestres.

Duda Falcão

NOTICIAIS - CIÊNCIA & SAÚDE - MUNDO

Astrónomos Estão a Pedir às Crianças
Para os Ajudarem a Entrar em
Contacto Com Extraterrestres

Por ZAP
23 Fevereiro, 2019

Foto: David Broad / Wikimedia
Observatório Arecibo, em Porto Rico.

Cientistas do Observatório Arecibo, em Porto Rico, estão a pedir ajuda para o seu próximo grande projeto – e, para isso, estão a recorrer aos mais novos.

É no Observatório Arecibo, em Porto Rico, que encontramos um gigantesco radiotelescópio que é a principal ferramenta de vários cientistas na procura de extraterrestres. É lá que, segundo a Visão, trabalham alguns dos astrónomos e físicos mais inteligentes e reconhecidos do mundo.

No entanto, para o seu próximo grande projeto, estes profissionais não querem trabalhar sozinhos: para isso, pediram ajuda aos mais novos.

Em 1974, o enorme radiotelescópio foi usado para enviar uma transmissão de rádio, cuidadosamente pensada e elaborada, para o Espaço. A mensagem baseava-se em zeros e outros algarismos e tinha o principal objetivo de alertar os alienígenas para a nossa existência. No entanto, não deu grande resultado. Os cientistas não receberam quaisquer notícias de extraterrestres.

Agora, e em jeito de comemoração do 45.º aniversário dessa primeira transmissão, os astrónomos deste observatório preparam um nosso passo neste projeto.

Desta vez, lançaram um concurso à escala mundial e o objetivo é que sejam os mais novos – desde crianças do jardim de infância a jovens de 16 anos – a criarem uma nova mensagem para enviar aos extraterrestres. Como prémio, podem tornar-se o primeiro ser humano a entrar em contacto com vida alienígena.

As equipas são compostas por dez alunos de várias nacionalidades e devem inscrever-se até dia 20 de março. A ideia é que a equipa seja o mais diversificada possível, aconselham os investigadores. Além disso, as diretrizes do concurso adiantam que será uma mais valia usar todas as ferramentas possíveis, como redes sociais, para arranjar parceiros de todo o mundo.

A ideia é atualizar o tipo de formato que os hu8manos devem usar para comunicar com a vida alienígena. A primeira tentativa pode não ter resultado pelo simples facto de os cientistas terem partido do princípio que os extraterrestres tinham visão e, portanto, conseguiam ver o pictograma.

Para colmatar esta possível falha, pediram ajuda às crianças, por considerarem que os mais novos conseguem, muitas vezes, ultrapassar os problemas por terem uma perspetiva do mundo que os rodeia completamente nova.

Com este anúncio, os cientistas de Arecibo aproveitaram para assegurar que, apesar da devastação que o furacão Maria provocou em Porto Rico em 2017, o observatório continua a funcionar.


Fonte: Website português - https://zap.aeiou.pt

Comentário: Pois então, quem sabe esse concurso interessa a grupos de crianças e adolescentes estudantes no Brasil, né verdade?

Comentários