Airvantis Faz Parceria Com a JAXA Para o Comercialização do Uso do Módulo Kibo da EEI

Olá leitor!

Trago essa notícia caro amigo não só para você, mas também e especialmente para equipe do nosso Ministro-Astronauta Marcos Pontes, com intuito de mostrar a todos que, apesar do setor espacial brasileiro está vivendo ainda o pior momento em toda sua história (opinião pessoal) existe esperança e luz no final do túnel, bastando para isto que o governo realmente caminhe na direção certa e não contra uma tendência já consolidada mundo afora.

O modelo atualmente adotado no mundo e que já vem apresentando resultados é o “New Space”, e eu diria que, felizmente já temos no país um pequeno grupo de empresas (startups espaciais) que seguem a risca esse novo modelo, mas que infelizmente ainda não obtiveram por parte do governo a atenção necessária para que possam mostrar o que são capazes de realizar.

Apesar deste descaso governamental, essas empresas seguem sobrevivendo e realizando seus gols, alguns deles inclusive de reconhecimento internacional e já citados aqui no Blog, e pelo que fiquei sabendo recentemente uma delas anunciará em breve mais um desses gols que divulgarei aqui em momento oportuno.

Enquanto isso caro leitor, o CEO da startup brasileira ‘Airvantis’, o Eng. Lucas Fonseca (veja como são as coisas), esteve recentemente em Tóquio, no Japão, para participar de um simpósio de utilização do Módulo Kibo, e simplesmente voltou de lá como representante exclusivo de negócios em toda América Latina para este módulo japonês da Estação Espacial Internacional (EEI).

Segundo o que disse o Eng. Lucas Fonseca em sua página oficial no Facebook, ele já havia viajado para o simpósio como parceiro oficial da América Latina, porém o anúncio ainda estava restrito aos atuantes do setor, mas que na próxima semana ele irá divulgar uma nota oficial para a mídia.


Além disso, o Eng. Lucas Fonseca finalizou sua nota fazendo uma interessante analise sobre o que significa para Airvantis, para o Brasil e para América Latina essa sua nova parceria com a JAXA japonesa. Vale a pena conferir abaixo.

Duda Falcão

“Mas afinal, o que isso significa?

Existe uma tendência da grandes agências passarem para a iniciativa privada o uso das atividades espaciais que ocorrem próxima a Terra, no que chamamos de órbita baixa terrestre (LEO em inglês). A ideia é que as grandes agências possam focar em atividades mais científicas, como missões interplanetárias, deixando para a iniciativa privada a responsabilidade de tornar atividades comerciais no espaço sustentáveis..

Nesse contexto, a JAXA (Agência Espacial Japonesa) escolheu a Startup Space BD para comercializar seus serviços. Agora a Airvantis, minha empresa, é a parceira oficial para desenvolvimento de negócios para o módulo Kibo na América Latina, sendo a contra parte para negócios da Space BD em nossa região, e podendo fazer uso total das capacidades do módulo para projetos latino americanos.

O Kibo, resumidamente, é considerado o laboratório mais avançado no espaço. Dentre os módulos acoplados na Estação Espacial, o Kibo se destaca na prestação de serviço para outras empresas, com grande quantidade de equipamentos instalados.

O ambiente de microgravidade, local que o Kibo está inserido, permite o desenvolvimento de novos medicamentos, estudos de fisiologia humana e de animais, crescimento de plantas, estudo de envelhecimento de células, entre outras coisas muito importantes para a indústria em geral.

Além disso, o Kibo lança pequenos satélites através de um compartimento de ejeção instalado nele, garantindo um meio robusto e com ótima frequência de janela de lançamento para diversas entidades envolvidas no desenvolvimento desses pequenos satélites,

Por último, o Kibo ainda permite instalação de dispositivos na parte externa dele, sendo um ótimo suporte para desenvolvimento de novos negócios que precisam ser elaborados desde o espaço. Por que não testar uma câmera instalada na parte externa do Kibo antes de gastar muito dinheiro construindo um satélite dedicado?

Enfim, são muitas oportunidades que se abrem para a América Latina, além de oficializar a Airvantis como agente que colocou o Brasil de volta na Estação Espacial Internacional. Estou realmente orgulhoso de poder trazer essa notícia para nosso país.

Eng. Lucas Fonseca"

Comentários

  1. Parabéns Eng. Lucas Fonseca o cara é bom e mostra resultado ������ ao contrário do nosso péssimo programa brinquedo espacial que nunca mostrou resultados e só comeu dinheiro público vendendo ilusões que nunca decolaram.

    ResponderExcluir

Postar um comentário