China Cria Navio Robótico Para Lançar Pequenos Foguetes Científicos em Alto-Mar

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (06/02), no site da "Revista GALILEU", destacando que a China criou um navio robótico para lançar pequenos foguetes científicos em alto-mar.

Duda Falcão

GALILEU - TECNOLOGIA - ESPAÇO

China Cria Navio Robótico Para Lançar
Pequenos Foguetes em Alto-Mar

Segundo a Academia Chinesa de Ciências, a embarcação
foi projetada apenas para missões científicas

Por Redação GALILEU
06/02/2019 – 08h57
Atualizado às 08h57

(Foto: Reprodução/Siping zheng)
A Academia Chinesa de Ciências desenvolveu um veículo
semissubmersível para lançar pequenos foguetes.

Se não bastasse ter desembarcado uma sonda na Lua e fechado 2018 como o país que mais colocou foguetes em órbita, os chineses divulgaram mais uma novidade: eles acabaram de desenvolver um navio robótico para fazer pequenos lançamentos. A notícia foi publicada na revista Advances in Atmospheric Sciences, na semana passada.

A nova conquista chinesa levantou suspeitas de que esse pudesse ser mais um passo rumo à corrida espacial, mas, em nota oficial, a Academia Chinesa de Ciências garantiu que a embarcação foi projetada apenas para fins científicos e de pesquisa. O objetivo é que o pequeno navio sirva como base para lançamento de foguetes meteorológicos, que ajudarão a mapear e entender melhor a atmosfera sobre os oceanos.

"O veículo semissubmersível não-tripulado (USSV, na sigla em inglês) é uma plataforma ideal para monitoramento ambiental meteorológico marinho. As informações de perfil atmosférico fornecidas pelos foguetes lançados desta plataforma podem melhorar a precisão das previsões meteorológicas numéricas no mar e nas zonas costeiras", explica Li Jun, pesquisador do Instituto de Física Atmosférica da Academia Chinesa de Ciências e co-autor do estudo.

Entre maio de 2016 e novembro de 2017, uma série de testes foi feita em mares chineses e um primeiro foguete já foi lançado a partir da embarcação. Os experimentos mostraram que, com a ajuda do USSV, será possível obter dados meteorológicos e oceanográficos precisos em tempo real, como temperatura das águas, umidade e velocidade do vento. Hoje, essas informações são coletadas graças satélites, navios, bóias e plataformas de observação. Mas, como esses métodos são caros e complexos, acabam sendo inviáveis em algumas situações.

Com os lançamentos de foguetes meteorológicos em alto-mar, a esperança é de que esses processos sejam simplificados. "Um novo sistema interligado de observação meteorológica e oceanográfica será desenvolvido para melhorar a eficiência da coleta de observações e fornecer dados abrangentes nas escalas temporais e espaciais necessárias para responder a questões científicas relevantes", completa o pesquisador Chen Hongbin, principal autor do estudo.


Fonte: Site da Revista Galileu - 06/02/2019 - http://revistagalileu.globo.com

Comentário: Bom, eu diria que essa notícia é muito curiosa e seria bom para os americanos e a própria OTAN ficarem bem atentos à mesma, isto sé é que eles já não tenham conhecimento disso através dos seus sistemas de inteligência. Independentemente de qualquer coisa, essa noticia continua demonstrando ao mundo a grande engenhosidade chinesa, e também quanto a China irá desenvolver a sua tecnologia espacial nos próximos anos.

Comentários