Rússia Planeja Enviar Sistema de Decolagem Para a Lua em 2029

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada dia (14/02) no site do Sputnik News Brasil destacando que a Rússia planeja enviar Sistema de Decolagem para a Lua em 2029.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Rússia Planeja Enviar Sistema de
Decolagem Para a Lua em 2029

Sputnik News Brasil
14/02/2019 - 00:22
Atualizado em 14/02/2019 – 00:23

© Sputnik / Vladimir Sergeev

A Rússia planeja lançar o foguete super-pesado Don em 2029 para entregar um complexo de pouso e decolagem à Lua, disse uma fonte da indústria espacial à Sputnik.

"O objetivo da missão será entregar um complexo de pouso e decolagem à Lua para testar a aterrissagem em sua superfície, a fim de garantir o futuro pouso de cosmonautas russos no satélite natural da Terra", disse a fonte.

O prospectivo foguete transportador de classe super-pesado Don será capaz de entregar uma carga útil de até 130 toneladas métricas a uma órbita baixa da Terra, e uma carga útil de até 32 toneladas métricas para a órbita lunar.

Chefe da Roscosmos, Dmitry Rogozin disse na semana passada que a exploração da Lua é uma tarefa prioritária para a corporação espacial russa. A meta foi estabelecida pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Em 28 de novembro, o conselho científico de Roscosmos e a Academia Russa de Ciências deliberaram sobre o conceito de exploração e exame da Lua. A primeira missão lunar tripulada da Rússia é esperada para 2031. Segundo a Roscosmos, a Rússia espera firmar uma base no satélite entre 2036 e 2040.

No ano passado, a imprensa reportou sobre a descoberta de grandes reservas de água congelada nas regiões polares da Lua. O achado facilitará não só a construção da base lunar, como também ajudará os cientistas a descobrir de que forma a água apareceu no satélite.

Em janeiro, Rogozin anunciou que Roscosmos poderia criar novas naves espaciais da Federação e, ao mesmo tempo, atualizar a espaçonave Soyuz para voos lunares. Além disso, ele afirmou que a Rússia estava esperando novas posições de negociação com a NASA na estação de órbita da Lua.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Bom leitor, não há mais como negar que uma nova corrida para LUA já se iniciou e em minha opinião o sucesso da nave chinesa sonda Chang'e 4 vai acelerar ainda mais esse processo. A próxima sonda a chegar à superfície lunar será a sonda israelense ‘Barefeet’ nas próximas semanas, tornando Israel o quarto pais do mundo a realizar esse feito, e o primeiro a fazê-lo com uma nave privada. Outras nações também já preparam missões lunares para os próximos anos (inclusive tripuladas) e entre elas o Brasil com a sonda orbital ‘Garatéa-L’ da startup Airvantis, e creio em breve outras possam surgir, até mesmo missões lunares ainda mais significativas ou mesmo de espaço profundo para outros objetos do sistema solar. Nas próximas horas divulgarei uma notícia que deixará a comunidade espacial positivamente em choque, abrindo (em minha opinião) em médio e longo prazo, oportunidades para muitas missões espacias brasileiras. Notícia essa que inclusive, pelo que sei, já foi passada pelos seus idealizadores para o nosso Ministro-Astronauta Marcos Pontes. Galera, começa a surgir uma luz no final do túnel.

Comentários