Preço do Contrato Entre Telebras e VIASAT Ainda em Debate no TCU

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (19/02) no site “Tele.Síntese” destacando que o preço do contrato entre Telebras e VIASAT está ainda em debate no Tribunal de Contas da União (TCU).

Duda Falcão

MERCADO

Preço do Contrato Entre Telebras e
VIASAT Ainda em Debate no TCU

Segundo o secretário-executivo do MCTIC, o TCU ainda não se manifestou em relação
ao segundo acordo firmado entre a Telebras e a VIASAT e o governo tem pressa
em usar o satélite para universalizar a banda larga.

Por Miriam Aquino 
Tele.síntese
Atualizada às 15 horas
19 de Fevereiro de 2019


O ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações tem pressa para que o satélite da Telebras possa ser liberado e usado para a universalização da banda larga. Mas, segundo o secretário-executivo do MCTIC, Julio Semeghini, o Tribunal de Contas da União (TCU) ainda não tomou uma posição em relação ao novo contrato negociado entre a Telebras e a VIASAT, cuja nova proposta foi entregue pela estatal ao órgão de controle no início deste ano.

“O TCU ainda não se manifestou em relação à proposta apresentada, mas temos confiança de que o acordo chegará em breve”, afirmou o secretário-executivo.

primeiro acordo previa uma taxa de retorno para a Telebras  8,95% e para a VIASAT, de 16,44%. Para tornar mais equitativa a distribuição dos ganhos, o tribunal mandou a VIASAT aumentar o percentual de receita que irá repassar para a estatal pela exploração direta do serviço.

Conforme o contrato inicial, a VIASAT se propunha a repassar para a Telebras entre 19 a 21% da receita de cada cliente que for atender por conta própria. O TCU disse que essa receita poderia ser maior.

Conforme o comunicado da estatal ao entregar ao tribunal a nova proposta negociada, que não foi, porém, divulgada, foram renegociadas as cláusulas de participação entre as duas empresas.

O Tribunal avaliou que outros itens do contrato deveriam ser alterados, como o imposto sobre as antenas VSAT, que estava sendo repassado para a Telebras e que a Corte entendia que deveria ser assumido pela VIASAT. O TCU determinava também a redução do preço das antenas.


Fonte: Site Tele.Síntese - http://www.telesintese.com.br/

Comentários