Observatório do CGEE Produz Um dos Bancos de Dados Sobre CubeSats Mais Completos do Mundo

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante notícia postada ontem dia (06/02) no site do “Jornal da Ciência” da SBPC, destacando que o “Observatório de Tecnologias Espaciais (OTE)” ligado ao “Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE)” produziu um dos bancos de dados sobre cubesats mais completos do mundo.

Duda Falcão

JC Notícias

Observatório do CGEE Produz Um dos
Bancos de Dados Sobre CubeSats
Mais Completos do Mundo

A iniciativa é pioneira no Brasil e foi divulgada, recentemente,
em publicação internacional na área espacial

Ascom CGEE
Jornal da Ciência
Edição 6081, 6 de fevereiro de 2019

O Observatório de Tecnologias Espaciais (OTE) do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) acaba de disponibilizar um dos bancos de dados sobre CubeSats mais completos do mundo, sendo o único no Brasil sobre o tema. A iniciativa foi publicada no artigo Towards the Thousandth CubeSat: A Statistical Overview,que aparece na mais recente edição do International Journal of Aerospace Engineering (Jornal Internacional de Engenharia Aeroespacial).

O banco de dados reúne informações a respeito dos pequenos satélites como: objetivos das missões, contratantes, tecnologias acopladas e órbitas. De acordo com o levantamento, hoje a maior utilização desse produto é no sensoriamento remoto da Terra, e possui ampla aplicabilidade no setor espacial, como por exemplo em telecomunicações e defesa.

De acordo com dados apresentados no artigo, o OTE havia previsto que, ainda em 2018, o milésimo CubeSatseria lançado, feito concretizado em dezembro. Com o aumento progressivo de sua utilização, em 2021 a expectativa é que cerca de mil CubeSats sejam lançados anualmente.

O observatório acompanha o desenvolvimento de tecnologias com potencial para serem utilizadas na área espacial, além de proporcionar informações e dados estatísticos sobre essas inovações. Em 2019, os estudos do OTE serão focados na  propulsão elétrica para esses pequenos satélites.

CubeSats

Os CubeSats são uma alternativa confiável de baixo custo para o desenvolvimento de satélites. Idealizado para ser empregado no âmbito acadêmico, esse pequeno satélite, com apenas 10 cm de aresta, teve sua utilização difundida sobretudo para a área comercial, que corresponde, atualmente, a 57% da demanda.

O diminuição de custos de produção está relacionada ao intenso desenvolvimento tecnológico em microeletrônicos nos últimos anos e à dispensabilidade de grandes equipes para a execução dos projetos. Hoje, o país que mais realiza lançamento de CubeSats é os Estados Unidos, seguido pela China e pela Rússia.

Para conferir o artigo na íntegra, acesse este link https://www.hindawi.com/journals/ijae/2019/5063145/.


Fonte: Jornal da Ciência de 06/02/2019

Comentário: Pois é leitor, dias atrás já tínhamos anunciado que este OTE do CGEE havia publicado em 2018 um interessante ‘Resumo Executivo’ (reveja aqui) tendo como tema a área de ‘Cubesats’, pois eu acreditava que poderia ser do interesse dos grupos brasileiros que atuam ou ainda pretendem atuar nesta área, e da mesma forma acredito que esse banco de dados possa também ser útil para esses pesquisadores. Aproveito para agradecer a nossa leitora Mariana Amorim Fraga pelo envio dessa notícia.

Comentários