Centro de Lançamento da Barreira do Inferno Lança Foguete de Treinamento

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada ontem (06/10) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), dando destaque ao lançamento do Foguete FTB ocorrido semana passada e já anunciado aqui pelo BLOG.

Duda Falcão

ESPAÇO

Centro de Lançamento da Barreira do
Inferno Lança Foguete de Treinamento

Atividade fez parte da programação do IV Fórum de
Pesquisa e Inovação realizado no Rio Grande do Norte

Publicado: 06/10/2014 09:42h

Às 15h35min da última quinta-feira (02/10), o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) concluiu, com êxito, mais uma operação de lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB). A atividade fez parte da programação do IV Fórum de Pesquisa e Inovação (FoPI), que aconteceu durante toda a semana nas instalações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e reuniu pesquisadores de universidades do Brasil e do exterior, além de representantes do  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Neste ano, pela primeira vez, o evento está acontecendo em conjunto com o V Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA). O professor da UFRN e um dos responsáveis pela parceria inédita entre o SBGEA e o FoPI, José Henrique Fernandez, acredita que o diálogo entre as instituições envolvidas vai abrir portas para parcerias futuras. “Conhecermos o CLBI, a infraestrutura disponível, a logística do lançamento e as características dos foguetes vai nos permitir, em curto prazo, colocar cargas úteis nossas nos próximos lançamentos”, afirma o professor. O professor acredita que a parceria pode colocar Natal como a capital aeroespacial nordestina, atraindo investimentos industriais e de pesquisa.

Segundo o diretor do CLBI, Coronel Maurício Alcântara, o evento já rendeu frutos. “Desde o início da semana, já fechamos parcerias para cinco projetos conjuntos, e a reitora da UFRN fez uma reunião para demonstrar interesse em viabilizar a criação do curso de engenharia aeroespacial na universidade”.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentário: Bom leitor a informação relevante nesta nota da FAB é a notícia dada pelo diretor do CLBI de que o evento redeu frutos possibilitando ao CLBI fechar parcerias para cinco projetos conjuntos (espero que esses projetos possam incluir o aproveitamento dos Foguetes de Treinamento em pesquisas no espaço), além da realização por parte da UFRN de uma reunião para discutir a criação de um curso de Engenharia Aeroespacial nesta universidade, curso este que seria o primeiro deste tipo em uma universidade nordestina. Que bom, notícias realmente positivas.

Comentários

  1. Sem dúvida é uma grande oportunidade.

    Como eu venho reivindicando a tempos, espero que daí surja um projeto de cargas úteis mínimas viáveis e que em breve, TODOS esses lançamentos de foguetes de treinamento envolvam a preparação, integração e rastreio de cargas úteis.

    Se é para treinar, que seja treinado o processo completo, e não apenas o lançamento do foguete, que por si só, não é muito mais do que lançar uma peça de artilharia.

    Tomara que dê certo. Estou torcendo muito !

    ResponderExcluir

Postar um comentário