Satélite Argentino ARSAT-1 Lançado da Guiana Francesa Com Sucesso na Noite de Ontem

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada na madrugada de hoje (17/10) no Blog Panorama Espacial do companheiro André Mileski, confirmando o bem sucedido lançamento na noite de ontem do primeiro satélite de comunicações construído na Argentina, o ARSAT-1.

Duda Falcão

Argentina: ARSAT-1 em Órbita!

Por André Mileski
Blog Panorama Espacial
17/10/2014


Foi realizado com sucesso esta noite (16), a partir do centro espacial da Guiana, em Kourou, na Guiana Francesa, o lançamento do primeiro satélite de comunicações construído na Argentina, o ARSAT-1, a cargo do foguete Ariane 5, da Arianespace.

O ARSAT-1, construído pela INVAP e que teve a Airbus Defence and Space e a Thales Alenia Space como fornecedoras líderes de subsistemas, teve como "companheiro" de voo o Intelsat-30 (com a carga útil DLA-1, para a DIRECTV), fabricado pela Space Systems/Loral.

"Os dois satélites lançados esta noite atenderão usuários da América Latina, uma região que sempre teve um lugar especial no ´coração´ da Arianespace, uma vez que é de onde nossos lançamentos acontecem, e também porque nossa participação no mercado nesta região sempre foi superior a 50%", afirmou Stéphane Israël, presidente da operadora, no tradicional discurso após cada missão.

O satélite argentino tem massa total de 2.985 kg e conta com 24 transpônderes de banda Ku, tendo uma vida útil estimada em 15 anos. Operará a partir da posição orbital 71,8 graus oeste, e proporcionará comunicações por meio de transmissão de dados, telefonia e serviços de televisão por toda a Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.

Veja abaixo o lançamento do satélite:



Fonte; Blog Panorama Espacial - http://panoramaespacial.blogspot.com.br/

Comentário: Bom leitor, só nos resta entusiasticamente parabenizarmos aos argentinos e principalmente ao seu governo que demonstra com isto comprometimento e seriedade para com o setor espacial de seu país. Uma lição que os nossos políticos deveriam aprender, mas que infelizmente para nós isto ainda está há anos luz de distancia de acontecer, seja com os Petralhas, com os Tucanos ou mesmo com alguns eventuais Marcianos que possam surgir na política deste país, infelizmente originários do sistema vigente. Lamentável. Parabéns Argentina. Avante Tronador II.

Comentario en español: Buen lector, nos dejó con entusiasmo parabenizarmos los argentinos y en especial de su gobierno que demuestra este compromiso y seriedad hacia el sector espacial de su país. Una lección que nuestros políticos deberían aprender, pero por desgracia para nosotros es todavía a años luz de distancia del suceso, ya sea con Petralhas, con Tucanos o incluso con algún Marciano que puedan producirse en la política de este país, por desgracia, originarios del sistema existente. Lamentable. Felicitaciones Argentina. Avante Tronador II.

Comentários

  1. Parabéns aos Argentinos, lideres na área de satélites na América Latina!

    ResponderExcluir
  2. Algún día nos daremos cuenta que armando una agencia espacial argentino-brasilera estaríamos sin duda en el 3er puesto de agencias espaciales.

    ResponderExcluir
  3. y porque una agencia con las dos potencias de sudamerica???

    ResponderExcluir
  4. Argentina está conversando con países de la región para hacer un joint venture en el que Argentina aporta el satcom y el otro país aporta su posición orbital. Hay mucho interes del gobierno seguir produciendo satélites GEO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022