Comitiva Interministerial Visita o Centro de Lançamento de Alcântara

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (07/10) no site do “Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)” destacando que uma Comitiva Interministerial visitou dia 03/10 o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

Comitiva Interministerial Visita o
Centro de Lançamento de Alcântara

Publicado: Terça, 07 de Outubro de 2014 - 09h34
Última atualização em Terça, 07 de Outubro de 2014 - 09h34


Uma comitiva com integrantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) esteve em visita nesta sexta-feira (3/10) no Centro de Lançamento de Alcântara. A ocasião marca a primeira visita de Clelio Campolina Diniz, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, ao CLA. O Diretor-Geral e Vice-Diretor do DCTA, o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), além de representantes do MRE acompanharam o Ministro Clelio Campolina na visita.

O Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, Diretor do CLA, recepcionou os visitantes e realizou uma apresentação sobre o Centro, destacando o panorama e contexto histórico e atual da atividade espacial no Brasil, a maneira como está estruturado o Programa Espacial Brasileiro (PEB), os meios disponíveis e últimos avanços implementados no CLA, bem como operações de lançamento em destaque realizadas em Alcântara. Na sequência, a comitiva foi até o Centro de Controle, onde é feita a coordenação de todas operações de lançamento e seguiu até o Setor de Preparação e Lançamento (SPL) para visitação ao Centro de Controle Avançado (CAV), edificação na área de lançamento que abriga em segurança a equipe responsável pela montagem, integração e transporte dos foguetes no lançador Universal. A visita no SPL, foi encerrada na Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de operação do Veículo Lançador de Satélite (VLS), o maior foguete de fabricação nacional.

Depois da visitação ao SPL, a comitiva seguiu até o complexo terrestre da binacional Alcantara Cyclone Sapace, em construção no município maranhense e que deve colocar em operação nos próximos anos o veículo satelitizador ucraniano Cyclone 4. A visita desta sexta foi encerrada com um tour da comitiva pela cidade histórica de Alcântara com passagem pelos principais monumentos.



Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Comentários

  1. Parece que essa torre do VLS até agora só serviu para tirar foto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial