Leitores Levantam Duvidas Sobre o Contrato das Redes Elétricas do VLM-1 Assinado Pela FINEP

Olá leitor!

O Blog BRAZILIAN SPACE tem como objetivo desde a sua criação informar aos nossos leitores sobre as atividades espaciais brasileiras e de suas ciências correlatas, e nesses cinco anos online temos tentado realizar o nosso trabalho da melhor forma possível.

No dia de ontem publicamos aqui uma nota que em essência trazia uma luz para o nosso PEB e apresentava inicialmente uma grande notícia para um dos mais importantes projetos em curso no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

A notícia em questão apresentava um “Extrato de Contrato” (veja aqui), publicado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) no Diário Oficial da União (DOU) do dia 22/10, contrato este assinado entre a FINEP e uma empresa chamada JTDH ENGENHARIA LTDA, tendo como objetivo o desenvolvimento das Redes Elétricas do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1) - REDVLM.

Bom leitor o que parecia ser uma grande notícia acabou se tornando uma grande frustração após um de nossos leitores averiguar que a tal empresa JTDH ENGENHARIA LTDA estava sediada em uma apartamento em São José dos Campos (SP). Evidentemente esta informação por motivos óbvios (uma empresa de alta tecnologia capaz de desenvolver as Redes Elétricas de um veículo lançador de satélites jamais seria sediada em um apartamento, pelo menos não num país sério) gerou uma grande dúvida quanto à lisura deste contrato.

Logo em seguida um outro leitor averiguou que o tal contrato fazia parte do “Programa Inova AeroDefesa” e que aparentemente essa empresa era parceira da empresa líder do projeto, ou seja, a CENIC Engenharia Industria e Comércio LTDA.

Posteriormente um outro leitor de nosso Blog averiguou através do Google Map (veja aqui) que a tal empresa estava sediada em São José dos Campos entre o prédio de um tal  "Mercadinho Josefina"  e o prédio de uma tal  "Val Móveis e Cia", rsrsrsrsrsrsrs.  Este país é uma piada.

Bem leitor, após então todas essas tentativas de esclarecimento por parte de nossos leitores o Blog resolveu agir buscando a informação entre os nossos contatos e chegamos à conclusão que cabe a CENIC a FINEP explicar toda esta confusão e o mais rápido possível, evitando assim que uma nuvem de dúvidas venha pairar sobre este contrato, principalmente após termos recebido esta tarde um e-mail de uma pessoa que se apresentou como integrante desta empresa, mas que nos solicitou que não divulgássemos as informações que nos foi passada. Solicitação esta que evidentemente é muito estranha, afinal se esta pessoa não tinha autorização para falar sobre o assunto, qual então foi o objetivo do contato com o Blog? Com a palavra a CENIC e a FINEP.

Duda Falcão

Comentários

  1. É isso aí.

    Essa história é para deixar qualquer pessoa de bom senso, com um "elefante" atrás da orelha.

    Esclarecimentos urgentes fazem-se necessários.

    A população brasileira aguarda uma satisfação de quem de direito.

    CENIC e FINEP, é com vocês !

    ResponderExcluir
  2. Excelente trabajo el del blog y sus lectores, involucrándose en el tema y ejerciendo control como verdaderos ciudadanos.

    Felicitaciones
    Saludos desde Argentina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado Gustavo!

      Gracias por sus palabras de agradecimiento a nuestro trabajo. El compromiso de nuestros lectores ha sido algo de gran beneficio para nuestro trabajo en la difusión de las actividades espaciales de Brasil, y espero que esta asociación exitosa (Blog - lectores) puede continuar durante muchos años

      Saludos desde Brasil

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Duda
    Olhei a foto do Google.maps que o Marcos mandou. É claramente uma empresa de fachada - na verdade, nem fachada existe ! Tudo indica ser uma empresa laranja para trazer recursos para a CENIC. Uma pena, eu julgava que esse empresa fosse séria. Realmente, cabe uma explicação por parte da CENIC sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquela imagem do Google Maps é de 2011, mas não creio que tenha mudado muita coisa. Pode-se ver que existe no prédio um escritório de advocacia, e quem já trabalhou como PJ sabe, que quando nós somos OBRIGADOS a criar uma micro empresa para poder trabalhar, é comum, usar como endereço o sufixo "parte" de um escritório contábil ou jurídico.

      Até aí tudo bem, mas uma micro empresa receber o dinheiro de um projeto tão sofisticado simplesmente para repassar para a "verdadeira" executora do projeto, é algo que chama a atenção de qualquer pessoa minimamente interessada no assunto.

      Agora, como estamos num país em que até os membros dos órgãos fiscalizadores estão corrompidos e viram manchete nas páginas policiais, pergunto mais uma vez: quem poderá nos salvar? Será o Chapolim Escarlate?

      Excluir
  4. Olá Duda,

    Veja bem: isso é para valorizar as pequenas empresas. O plano na verdade é que se crie a bolsa-foguete, onde essas empresas poderão lançar garrafas pet à ar-comprimido, a 50m de altura. Não seja maldoso Duda, esse PEB tem um grande viés social...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só pode estar sendo irônico hah :)

      Eduardo

      Excluir
  5. Mas o endereço da JTDH Engenharia não seria Av. Doutor João Batista de Souza Queiroz Junior, nº 1680? (http://empresasdobrasil.com/empresa/jtdh-engenharia-ltda-me-08966287000110) conforme visualizado no Google Maps (https://www.google.com.br/maps/place/Condomínio+Edifício+Sophia/@-23.2246202,-45.9212719,3a,85.8y,304.63h,92.22t/data=!3m4!1e1!3m2!1sEDIwwHe4yKvpITIhLKr3pw!2e0!4m5!1m2!2m1!1sAV+DOUTOR+JOAO+BATISTA+DE+SOUZA+QUEIROZ+JUNIOR,+1680!3m1!1s0x94cc35756c1f3d51:0x9410d0e5beabc19f!6m1!1e1)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o apartamento onde está registrada a empresa. provavelmente onde mora o dono

      Excluir
    2. O endereço da referida empresa que consta HOJE no site da receita federal é:

      AV DAS ROSAS, 660 - SALA: 05; CEP 12.224-000; JARDIM MOTORAMA; SAO JOSE DOS CAMPOS; SP.

      Se vocês derem um ZOOM na imagem do Google Maps que eu passei, vão ver que os números que aparecem com clareza, são o 662 e 658. Aparece um outro número mas parece estar meio borrado ou distorcido, mas por dedução, o 660, deve ser ali naquele mesmo prédio.

      Excluir
  6. Esse episódio precisa ser investigado. Na verdade, muitas coisas acontecem ai de forma não completamente clara... Um dos problemas mais sérios do nosso PEB são empresas corruptas, que quase sempre estão envolvidas nos projetos mais importantes, desde VLS, VLM, CBERS, SARA etc...
    Como e pq ocorrem essas dispensas de licitação??? Pq os preços cobrados são tão elevados???
    Enquando não nivelarmos nossa base industrial pela transparência, ética, qualidade e custos justos, nunca faremos nada além do que temos hj. O VLM esta avançando, mas se seguir a filosofia dessas empresas, será tão caro que não será nada competitivo comercialmente...

    ResponderExcluir
  7. Não sei quanto a vocês, mas enquanto isso tudo não for esclarecido, como contribuinte, não quero que o dinheiro dos nossos impostos seja aplicado dessa forma.

    E então? Vai ficar assim? Nenhuma dessas entidades se manifesta, fica tudo por isso mesmo e segue adiante?

    ResponderExcluir
  8. Marcos tenho visto muito dessas 'estratégias' para contornar as restrições de financiamento - as empresas usarem laranjas para aportarem recursos. O problema maior, a meu ver, não é o trambique administrativo/legal e sim o fato de não entregarem o que se propõem. Isso sim é um tremendo golpe.
    Há 3 anos atrás vi uma empresa pegar um financiamento de mais de 2 milhões de reais para uma primeira fase de um produto que eles nunca tiveram o interesse em produzir, mas conseguiram o tal financiamento e o levaram até o fim tanquilamente e depois nada. Não houve continuidade.
    O pior de tudo é que a proposta foi 'vendida' para essa empresa já pronta pois se sabia ser de interesse da FINEP e que, portanto, seria vencedora.

    Depois se diz que só teremos uma sociedade justa com educação. Essa canalhice foi promovida por gente muito bem instruída... O que falta é formação moral.

    ResponderExcluir
  9. Vejam o link abaixo e tirem suas conclusões:

    http://www.guiamais.com.br/local/tv+clipping+vale-televisao+emissoras+e+representantes-sao+jose+dos+campos-sp-10999517-2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas empresas no mesmo endereço, realmente muito estranho!

      Excluir
  10. Finep e Cenic cadê a explicação ??????

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022