Primeiro Cubesat Nacional Pronto Para Lançamento nos Estados Unidos

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (24/10) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a agência promove esta tarde encontro sobre Roadmapping.

Duda Falcão

Primeiro Cubesat Nacional Pronto Para
Lançamento nos Estados Unidos

CCS, com informações da JAXA

Fotos: Divulgação:JAXA/JAMSS/AEB
Testes funcionais do cubeSat AESP-14.

Brasília, 29 de outubro de 2014 – O satélite de pequeno porte CubeSat AESP-14, primeiro CubeSat projetado e desenvolvido no Brasil por alunos de graduação e pós graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foi entregue à Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA ) na sexta-feira (24) no Tsukuba Space Center, no Japão.

Esta foi a última etapa antes do lançamento, que está previsto para dezembro próximo nos Estados Unidos pelo lançador SpaceX-5.

A equipe do Projeto AESP-14 realizou testes funcionais após removê-lo do contêiner de transporte enviado do Brasil ao Japão, que demonstraram que o sistema manteve-se em perfeitas condições. Após os testes o CubeSat foi integrado na interface japonesa de lançamento J-SSOD.

Equipe AESP-14.
As equipes do AESP-14 e da JAXA.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Bom leitor, na verdade o primeiro cubesat desenvolvido no Brasil foi o NanosatC-Br1 para que fique bem claro. O AESP-14 do grupo do ITA liderado pelo Prof. Pedro Lacava é o primeiro cubesat integralmente desenvolvido no Brasil, já que o NanosatC- Br1 (que infelizmente já esta apresentando problema - veja na nota postada hoje) utilizou-se de uma plataforma desenvolvida por uma empresa holandesa.  Ficaremos na torcida para que o AESP-14 venha a ter uma maior durabilidade no espaço da obtida pelo nosso primeiro canarinho. Avante AESP-14.

Comentários

  1. Prezado Duda Falcao,
    O senhor esta enganado a cerca da gestao do projeto AESP-14. O Major Eloi eh gerente do ITASAT, o AESP-14 foi desenvolvido pelo estudantes de graduacao e pos-grduacao do ITA como aplicacao pratica da Engenharia de Sistemas, a gestao institucional deste projeto eh do Coordenador do Curso de Eng. Aeroespacial do ITA, o Prof Pedro Lacava, e a gestao tecnica eh do Eng. Cleber Toss, estudante de Mestrado do ITA com a orientacao do Dr Geilson Loureiro do INPE.
    Quer maiores detalhes, favor falar com Cleber Toss.

    Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops Michel!

      Você tem razão, eu fiz uma grande e lamentável confusão e vou consertar no meu comentário. Peço desculpas.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial