Minas se Prep. p/Testar Motores de Foguetes Universitários

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia 12/05/2012 no site “Minas Faz Ciência” destacando que Minas estava se preparando para estar motores de foguetes universitários.

Duda Falcão

Minas se Prepara para Testar Motores
de Foguetes Universitários

Marcus Vinicius dos Santos
21/05/2012

Belo Horizonte deverá sediar o primeiro banco de testes de motores de ‘foguetes universitários’. Este será o segundo equipamento instalado no país, que, atualmente, só dispõe de outro banco de testes similar no polo aeroespacial de São José dos Campos (SP), onde se concentra a indústria nacional da área.

Imagem: http://www.freedigitalphotos.net
Os testes, relacionados a força, vazão e temperatura do foguete, determinam a “potência”, ou empuxo do artefato. Se tudo correr como planejado, ele estará pronto para uso em cerca de um ano, um ano e meio.

Neste Ondas da Ciência #24 o nosso entrevistado é o professor Welerson Romaniello, do curso de mecatrônica (profissão que reúne conhecimentos de mecânica e eletrônica ) da PUC Minas. Ele é o coordenador da etapa mineira que integra tentativa multicêntrica de construir um foguete universitário brasileiro.

O professor relata como tudo começou e quais serão seus próximos passos. Segundo ele, construir o “primeiro foguete brasileiro feito por estudantes” tem como objetivo principal incentivar o desenvolvimento da engenharia aeroespacial, nos moldes que aconteceu com a indústria automobilística.

Uma consequência positiva de se lançar um foguete ou satélite, observa o professor, observado em outros países, é que esse processo alavanca o desenvolvimento de todas as áreas de engenharia, destacando também sua relevância acadêmica.

Além da fase de implantação do banco de testes, o projeto nacional também prevê a produção do motor e o projeto aerodinâmico. Essas duas fases foram divididas entre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Vale do Paraíba (UNIVAP).

O estudante Bruno Garkauskas Neto é o idealizador do grupo de estudos que acompanha a experiência mineira. Foi ele quem primeiro percebeu a oportunidade de participar da iniciativa e para isso convidou para orientá-lo o físico e professor de mecatrônica.



Fonte: Site Minas Faz Ciência - http://fapemig.wordpress.com/

Comentário: Não é uma notícia recente leitor, eu sei disso, mas é um complemento de uma matéria do Jornal Correio Braziliense postada aqui no blog em 21/02/2012 sobre esse projeto do Foguete Universitário (Veja a nota: “Seis Universidades Irão Criar Primeiro Foguete Universitário”), projeto esse que pelo visto avançou, mas que até o momento não obtivemos mais notícias sobre seu estágio de desenvolvimento. Como o projeto envolve ou envolveu em algum momento a participação da empresa INOTECH, esperemos que em breve o seu Diretor, o Eng. Rene Nardi, possa entrar em contato com a gente para esclarecer aos nossos leitores o atual estágio desse projeto. Entretanto é preciso que se diga que outros foguetes universitários já foram desenvolvidos no Brasil, e de cabeça rapidamente posso citar os foguetes da UNOPAR, ITA, UNIVAP e UnB. A imagem do foguete que acompanha essa noticia parece ser meramente ilustrativa não tendo nada haver com o projeto desse foguete universitário.

Comentários

  1. Tomara que esse projeto tenha seguido adiante. Além do objetivo específico, o envolvimento de outras instituições promove a descentralização das pesquisas e do conhecimento.

    Att.

    ResponderExcluir
  2. Finalmente universitários terão algum equipamento que permita testar e construir foguetes. Espero que cada uma dessas instituições consiga com o tempo tornar-se independentes, sem precisar de pedir para fazer um teste aqui e outro acolá.

    ResponderExcluir

Postar um comentário