Chucky Ameaça o MCTI com um Chalita

Olá leitor!

Segundo uma pequena nota que saiu na revista VEJA do dia 09/01, existe hoje a disposição da Presidente Chucky de mexer no comando do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) trocando o Marco Antônio Raupp pelo Deputado Federal Gabriel Chalita, visando com isso acomodar aliados do PMDB. Em outras palavras, mais uma negociata política (moeda de troca) protagonizada por esses energúmenos que prejudica o país e que deverá ser anunciada até fevereiro e onde tudo pode mudar.

A possível saída do Raupp do comando do MCTI (e muito provavelmente do José Raimundo Braga Coelho da AEB), já havia sido levantada por uma reportagem publicada dia 04/11/2012 pelo jornal “O VALE” de São José dos Campos (SP), e postada aqui no blog. (veja a nota: “Bomba, Segundo Jornal O Vale o Raupp Pode Deixar o Cargo”).

Entretanto a reportagem do jornal dava conta de que o substituto do Raupp seria o Menestrel Aloizio Mercadante, que atualmente é o Ministro da Educação e já havia assumido o mesmo cargo antes do Raupp sem deixar saudades. O ponto forte do contador de estórias Aloizio Mercadante em sua passagem pelo MCTI sempre foi a sua boa oratória de promessas não cumpridas, e seu bom gosto ao se vestir, além é claro do 'banjo' que carregava para suas horas de lazer.

Já o Deputado Federal Gabriel Chalita eu não o conheço, mas se levarmos em conta a sua suposta subida ao poder, não deve ser coisa boa, já que uma pessoa de bem e antenada com os interesses da nação, jamais se submeteria a aceitar um cargo que não tem a mínima condição de assumi-lo, pois é um cargo que deveria ser ocupado por um cientista ou pesquisador da área como o Raupp, aliás, como deveria ser em todos os ministérios.

Gostaria de agradecer ao leitor Israel Pestana que enviou essa notícia, possibilitando assim fazermos essa nota.

Duda Falcão

Comentários

  1. Oi Duda!

    Estive vendo algumas reportagens com o Chalita e constatei que ele identifica-se muito mais com a pasta da Educação, no entanto todos os indicios mostram que será assumirá a pasta de Ciência e Tecnologia.

    Creio que no jornal "O Vale" eles fizeram uma dedução lógica ao dizer que Mercadante voltaria a assumir a pasta da Ciencia e Tecnologia (por já conhecer o cargo) e Chalita seria colocado na Educação, que tanto se identifica. Mas como a 'pasta' foi dada ao partido pode ser mesmo que o Chalita assuma o lugar de Raupp.

    Confesso que já vi esse tipo de combinações políticas acontecerem em outros países, mas em pequena escala (porque nem sempre é facil negociar com partidos com visões diferentes - oposição). Mas aqui torna-se claro que oposição não existe, e que os eleitores passaram a não votar em partidos mas em candidatos por não terem melhor opção (veja o exemplo do Tiririca, onde os que votaram nele fizeram, na maioria dos casos, como protesto, no entanto abriram lugar para outros 4 candidados do partido do palhaço que nem sequer tiveram um número expressivo de votos).

    O sistema de atribuições políticas neste país precisa de uma reforma séria. Sabemos que quem quer que assuma o cargo do Raupp terá menos competencia e experiencia na área (por sua formação acadêmica), e o sistema que temos hoje permite alianças sem grandes confrontos, e logo, sem oposição. O pior é que mesmo os próprios políticos criticam este sistema, que só benificia quem já está no poder. Os cargos deixam de ser assumidos por políticos que têm profundidade na respectiva área, para ser entregue por simples conveniencia a quem por vezes não domina o assunto.

    E para quem olha de fora é assustador.

    ResponderExcluir
  2. Duda

    Por incrível que possa parecer isso pode não ser uma má noticia.

    Raupp sendo conhecedor do PEB nada fez de concreto a seu favor durante sua gestão. Não conseguiu sequer um orçamento mínimo para 2013 que garantisse o lançamento do VSISNAV. Sendo conhecedor da situação da ACS nada se sabe do que fez à respeito.

    Não quero usar a frase do Tiririca que "pior que está não fica". Pode ficar sim. Mas nesse caso alguém que não é tão afeto à área pode ser mais sensível ao PEB e trazer alguma contribuição positiva. Eu já não tinha esperança que Raupp fosse fazer algo concreto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Dr. Waldemar!

      Eu concordo com o senhor que o Raupp não tenha atingido as nossas expectativas. Entretanto, devemos nos questionar também qual é a força que o cargo de ministro do MCTI tem para influenciar os energúmenos do MPOG, esses sim, junto com a Presidente Chucky os verdadeiros responsáveis pela definição do orçamento e da política a ser seguida. Os ministérios de estado tem a função de executar o que for definido pela presidência da república, e o MPOG de elaborar sob orientação dessa mesma presidência o planejamento de ação e o orçamento, é assim que a coisa acontece. Assim sendo, o Raupp poderia até se manisfestar contrario ao orçamento e a política estabelecida nos bastidores, mas teria de seguir o que foi estabelecido ou entregar o cargo. Agora entre um político de carreira e um pesquisador como ministro, sempre a minha opção será a segunda.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. PessoAll,

    Isso ocorre em menor ou maior grau em todos os países vejam o exemplo recente da indicação do Obama lá para um posto na área de defesa que conseguiu desagradar aos DOIS únicos partidos daquela imensa potência.

    Vejam os casos do Ministério de Minas e Energia e da Economia que vem sendo ocupados por pessoas sem a menor vocação técnica ou sequer gerencial, como se pode ver nos resultados de ambos, que nos enfiaram na maior crise de distribuição de energia já vista, e a piada do superavit que já está gerando uma crise de confiança internacional.

    E a essa altura, já devia estar bem claro para todos que não é o fato de alguém ter o conhecimento de um cientista ou pesquisador, que vai permitir que ele faça algo de melhor ou pior que qualquer um desses energúmenos.

    Os dois que hoje ocupam os ministérios do Esporte e de Minas e Energia, não conseguem sequer articular frases...

    Juro que preferia o Romário no lugar de qualquer um dos dois, sob o risco de ter um desempenho melhor até mesmo no ministério de Minas e Energia.

    Eu realmente não concordo que qualquer tipo de mudança venha a acontecer de cima para baixo. Continuo afirmando que isso simplesmente não vai acontecer, independente do partido ou da figura que estiver ocupando esse ou aquele cargo de ocasião.

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Senhores, ouvi q o senhor Chalita "ajudou" a destruir a educação em SP. nao confirmo eu mesmo a noticia pq nao pesquisei, mas quem m disse foi alguem q respeito muitissimo. vale a pena uma pesquisa...se confirmada...jogo o balde pro alto como o querido Duda. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Caro Tassio!

    Vamos aguardar para ver se algum leitor que conheça o seu desempenho político possa passar maiores informações sobre esse chalita.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário