Vôo para a História

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (28/03) pelo site do jornal “Diário Catarinense” destacando o vôo histórico do Astronauta Brasileiro Marcos César Pontes que completa amanhã (29/03) 5 anos e a sua participação como convidado hoje às 19:00 horas de mais uma edição do “Palco Iguatemi”, em Florianópolis. Vale à pena Conferir.

Duda Falcão

História

Vôo para a História

Protagonista, em 2006, da primeira missão espacial
tripulada brasileira, o astronauta Marcos Pontes fala
de sua experiência e autografa livros, hoje, em Florianópolis

Diário Catarinense
28 de março de 2011 - N° 9122

Marcos Pontes entrou para a história ao ser o astronauta que representou o país na primeira missão espacial tripulada brasileira. O feito completa cinco anos amanhã e, para marcar a data, ele é o convidado de mais uma edição do Palco Iguatemi, que ocorre hoje, às 19h, no shopping de Florianópolis. Pontes vai participar de um bate papo com o público e, logo depois, na livraria Saraiva, também no shopping, autografa os livros É Possível – Como Transformar seus Sonhos em Realidade e Missão Cumprida.

Em 29 de março de 2006, quando embarcou na espaçonave russa Soyuz TMA-8, como tripulante da Missão Centenário, definida e criada pela Agência Espacial Brasileira (AEB). O embarque foi no Centro de Lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, e a nave tinha como destino a Estação Espacial Internacional, convertendo-se no momento de maior destaque da longa história do Programa Espacial Brasileiro. O regresso à Terra ocorreu com um pouso perfeito no deserto do Cazaquistão, no dia 9 de abril de 2006.

A Missão Centenário foi batizada em referência à comemoração dos 100 anos do vôo de Santos Dumont no 14Bis. Foram 10 dias no espaço, sendo oito deles a bordo da Estação Espacial, onde o astronauta executou oito experimentos (quatro científicos, dois tecnológicos e dois educativos) escolhidos pela Academia Brasileira de Ciências e desenvolvidos por cientistas brasileiros de renomadas instituições de pesquisas. A tripulação foi composta pelo astronauta Marcos Pontes, o cosmonauta russo Pavel Vinogradov e o astronauta americano Geoffrey Williams.

Marcos Pontes nasceu em Bauru, São Paulo, em 11 de março de 1963. É coach especialista em desenvolvivemento pessoal, engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate school, California, Estados Unidos. Piloto de testes com mais de 2 mil horas de voo em 25 tipos de aeronaves, Pontes é também líder de esquadrilha e instrutor da aviação de caça.

Exerceu funções militares até 1998, quando foi selecionado por concurso público, realizado pela Agência Espacial Brasileira, para representar o Brasil na NASA como astronauta, que é carreira civil. Na NASA, atuou como engenheiro no programa da Estação Espacial Internacional.

Sobre o Palco Iguatemi

O projeto Palco Iguatemi começou em 2008, numa parceria entre o shopping e a Saraiva Megastore. Por ele, já passaram os cantores Paula Lima, Nei Lisboa, Humberto Gessinger, Jair Oliveira, a banda Dazaranha, o navegador Vilfredo Schürmann, os jornalistas Zeca Camargo, Cid Moreira, Fernando Morais e Moacir Pereira, o cartunista Ziraldo, os escritores Lya Luft e Mario Prata.


Fonte: Site do Jornal Diário Catarinense Online - 28/03/2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial