IAE inicia Operação TEXUS 49

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (21/03) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o instituto iniciou dia 18/03 a “Operação TEXUS 49” no Centro de Lançamento de Esrange, na Suécia.

Duda Falcão

IAE inicia Operação TEXUS 49

21/03/2011

Os veículos VSB-30 V14, V15 e V16 foram transportados para a Suécia, onde ocorrerá o lançamento das cargas úteis TEXUS 49, TEXUS 48 e MASER 12, respectivamente. A Operação teve início no dia 18 de março, às 16:30 h local, conforme planejado.

O transporte do VSB-30 foi realizado por um C-130 da Força Aérea Brasileira, que pousou em Kiruna (Suécia). O desembarque demorou cerca de duas horas a uma temperatura de 10 graus.

No sábado (19) os motores foram desembalados e preparados para iniciar a integração. Na operação, foram realizados: a integração das empenas do primeiro e segundos estágios; a integração dos ignitores do primeiro e segundos estágios; a integração dos DMS (dispositivo mecânico de segurança) do primeiro e segundo estágios; ensaio de ativação das pontes pirotécnicos, com iniciadores de b/nitrato, do módulo dianteiro do segundo estágio e o ensaio de ativação das pontes pirotécnicas dos iniciadores do PIR.

No domingo (20) foram realizadas as medidas de massa, CG e comprimento dos dois estágios e finalizados os motores para transporte para o lançador, que será realizado nesta segunda-feira (21).

A primeira contagem para lançamento do VSB-30 V15 - TEXUS 49 está prevista para quinta-feira (24) e o lançamento dos outros dois VSB-30 para o final do ano.

Fotos do dia 19/03/2011:


Fotos do dia 20/03/2011:



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Pois é leitor, segue os preparativos para o lançamento de mais um VSB-30 do Centro de Lançamento de Esrange, como já havíamos anunciado que ocorreria (veja as notas “SSC Deverá Iniciar Brevemente Preparativos para TEXUS 49”, “Preparations to Launch TEXUS 49 has Started "). Essa parceria é a mais bem sucedida entre o Brasil e outra nação (Alemanha/DLR) até hoje concretizada na área de foguetes e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCTA) do Comando da Aeronáutica (COMAER) está de parabéns. Vale ressaltar que atualmente já existe um outro acordo em andamento entre o IAE/DCTA e o DLR para o desenvolvimento do VLM-1 (Veículo Lançador de Microsatélites) visando inicialmente o lançamento do experimento alemão SHEFEX III num voôo suborbital, previsto para ocorrer em 2015 e muito provavelmente do Brasil. Além disso, não podemos esquecer do lançamento ainda esse ano (segundo semestre) do VS-40/SHEFEX II que ocorrerá da Base de Woomera, sul da Austrália e também do apoio dos alemães no desenvolvimento da tecnologia de reentrada atmosférica que será utilizada nos projetos da SARA Suborbital e Orbital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial