Programa de Clima Espacial do INPE Oferece Novo Serviço

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (22/03) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o “Programa Clima Espacial do INPE” já está oferecendo serviço relacionado a satélites GPS.

Duda Falcão

Programa de Clima Espacial do INPE Oferece
Serviço Relacionado a Satélites GPS

22/03/2011

Está disponível no Portal EMBRACE (www.inpe.br/climaespacial) a Previsão do TEC, sigla em inglês para “conteúdo eletrônico total”, que altera os sinais captados através da ionosfera e interfere no sistema de posicionamento global por satélites, o GPS.

Trata-se do mais novo serviço oferecido pelo Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Quanto mais vermelho o mapa, mais ionizada a atmosfera e maior o erro na determinação da posição dos satélites GPS, sistema fundamental em plataformas de petróleo, na agricultura de precisão e na navegação aérea, naval e terrestre, como nos aparelhos de localização hoje utilizados na maioria dos automóveis.

“No atual estágio, a previsão do Portal EMBRACE oferece as condições não perturbadas e é feita para um período de 24 horas de antecedência. Com isso, os visitantes do Portal EMBRACE podem ter uma idéia de como serão os erros dos GPS sobre as cidades da América Latina”, diz o pesquisador Clezio De Nardin, do INPE.

EMBRACE

A área de Clima Espacial estuda os fenômenos solares que afetam o meio entre o Sol e a Terra, e o espaço em torno da Terra.

Por meio do EMBRACE, o INPE busca o melhor entendimento sobre os processos eletrodinâmicos da ionosfera equatorial e de baixas latitudes, monitorando parâmetros físicos como características do Sol, do espaço interplanetário, da magnetosfera, ionosfera e da mesosfera.

Nestes ambientes espaciais podem ocorrer fenômenos capazes de causar interferências em sistemas de satélites, como o GPS, entre outras conseqüências. Mais informações: www.inpe.br/climaespacial



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022