Presidente da AEB Fará sua Primeira Viagem Oficial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (24/03) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) informando que o novo presidente da AEB, o senhor Marco Antônio Raupp, fará nesta quinta-feira sua primeira viagem à frente da instituição.

Duda Falcão

Presidente da AEB Fará sua
Primeira Viagem Oficial

CCS/AEB
24-03-2011

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Raupp, fará nesta quinta-feira sua primeira viagem à frente da instituição. O presidente irá primeiro a São José dos Campos (SP), depois segue para Munique, na Alemanha.

Na cidade paulista, Raupp se reunirá com representantes da Equatorial Sistemas e Orbital Engenharia afim de estreitar a relação da AEB com as indústrias da área aeroespacial do País.

No dia 28 de março desembarca em Munique onde se juntará à comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) chefiada pelo Brigadeiro Ailton Pohlmann. Entre os dias 28 e 31 está programada visita da delegação a Agência Espacial Alemã (DLR), onde serão debatidos todos os aspectos da cooperação entre DLR e o DCTA/MD em relação ao programa de foguetes de sondagens como o VSB-30.

Raupp retornará ao Brasil no dia primeiro de abril.

VSB- 30

O VSB-30 é resultado de uma parceria entre o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e a Agência Espacial Alemã (DLR), que financiou parte do seu desenvolvimento. O foguete foi desenvolvido pelo IAE para atender ao Programa Brasileiro de Microgravidade, coordenado pela AEB, e ao Programa Europeu de Microgravidade da Agência Espacial Européia (ESA), com o objetivo de substituir os foguetes britânicos Skylark, cuja produção está descontinuada.

O VSB-30 é um foguete de sondagem, de dois estágios, não-guiado, sendo estabilizado por empenas e lançado através de trilhos. No seu primeiro estágio, há um propulsor booster, chamado S31 e o segundo com um propulsor S30, de emprego também nos VS-30, VS-30/ORION e Sonda III. Ambos propulsores são alimentado com propelente sólido composite a base de polibutadieno hidroxilado e possuem envelopes-motores feitos em aço SAE 4140.

A massa da carga útil influencia no apogeu e no período de microgravidade, podendo o valor nominal de 400kg variar.

VSB-30 Mostra Força

Em fevereiro de 2004, a empresa canadense Bristol Aerospace havia oferecido ao consórcio europeu um voo gratuito do veículo Black Brant, visando o fornecimento dos veículos seguintes, de modo a substituir o VSB-30 e o VS-30. Uma parte dos integrantes do consórcio passou a desejar essa solução, mas o DLR se manteve firme na defesa do VSB-30.

O Sucesso do VSB-30 foi ratificado em 2009 quando recebeu certificação do Instituto de Fomento Industrial (IFI) se tornando o primeiro foguete certificado pelo país.

Os Vôos

O VBS-30 é lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (MA) e no Centro de Lançamento de Kiruna no campo de Esrange, Suécia. Até o momento já ocorreram dez lançamentos do foguete. Todos obtiveram sucesso em suas operações. O primeiro VSB-30 lançado foi no dia 23 de outubro de 2004 na base de Alcântara. Nos próximos dias estão previstos mais dois lançamentos do foguete no Centro de Lançamento de Kiruna.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Pois é leitor está confirmado oficialmente a informação da viagem do Marco Antônio Raupp a Alemanha para junta-se o força-tarefa do MD chefiada pelo Brigadeiro Ailton Pohlmann. Sinceramente não acredito que o Raupp e a força tarefa do MD tenham viajado a Alemanha unicamente para falar das missões futuras do VSB-30. Certamente outros assuntos serão discutidos com o DLR e entre eles o projeto do VLM-1 que já se encontra em andamento.

Comentários

  1. Olá,legal esse blog.
    Queria fazer uma pergunta?
    Porque o site da Agência Espacial Brasileira (www.aeb.gov.br/) esta fora do ar.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá Leonardo!

    Que bom que gostou do blog amigo. Ajude a divulga-lo, tá ok? Olha, eu desconheço que o site da AEB esteja fora do ar. Talvez seja problema em sua conecção ou com a configuração de seu computador. Veja isso, tá ok?

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial