Cooperação Espacial Brasil-EUA - E Agora Como Será?

Olá leitor!

Como já anunciamos durante a visita oficial do presidente Barack Obama ao país, ontem (19/03) foi assinado em Brasília pelos EUA e pelo Brasil um acordo de cooperação espacial intitulado “Acordo-Quadro sobre Cooperação nos Usos Pacíficos do Espaço Exterior”.

Evidentemente esse é um acordo-geral onde o escopo é amplo incluindo aí áreas como ciência espacial, observação e monitoramento da Terra, sistemas de exploração, operações espaciais, entre outras áreas de interesse mútuo e caberá agora aos diplomatas e técnicos da NASA e do MCT/AEB estabelecerem a partir desse acordo-quadro quais os acordos específicos serão estabelecidos entre os dois países.

É sabido que desde antes da visita do presidente americano ao Brasil, já se vinha discutindo com a NASA o interesse de se acelerar o lançamento do satélite brasileiro GPM-BR (integrante do programa Global Precipitation Measure (GPM) que é liderado pela própria NASA e pela agência espacial do Japão (JAXA) com a participação de agências de outros países) e o interesse brasileiro em estabelecer um novo acordo de salvaguardas tecnológicas.

O blog acredita que durante a posse do novo presidente da AEB, Marco Antônio Raupp, prevista para acontecer nesta segunda-feira (21/03) em Brasília, algo de mais concreto poderá ser anunciado pelo próprio presidente da Agência Espacial Brasileira. Vamos aguardar.

Duda Falcão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial